Caso queira fazer uma denúncia de corrupção e irregularidades em uma de nossas unidades, entre em contato conosco através de nossos canais ou compareça em nosso atendimento presencial, de segunda à sexta-feira, horário de 09:00 às 16:00h, à Avenida Presidente Vargas, 817 - 28º andar Centro - Rio de Janeiro. - Denúncia
O fato de receber uma notificação em local e hora incompatíveis com a rotina do usuário não quer dizer que o veículo esteja clonado. O agente de trânsito pode ter errado ao anotar a placa ou marca do veículo, como, também, pode haver erro na digitação dos dados para o encaminhamento da notificação.
Convém o usuário solicitar, junto ao órgão autuador, a 2ª via do auto de infração. De posse do documento, o usuário poderá confirmar se houve erro material no preenchimento do auto de infração ou na digitação, deve-se fazer a defesa prévia junto ao órgão autuador, conforme as instruções contidas na própria notificação.
Será reconhecida como “placa clonada”, após análise da Corregedoria, aquela em que se comprove a existência de um veículo clone em circulação em conformidade com a Resolução CONTRAN nº 969/2022 de 20/06/2022.
A Portaria Detran/RJ nº 4.033, de 20/03/2009 informa o procedimento que deverá ser feito no Detran.RJ para a troca da placa, caso a mesma tenha sido clonada.
O proprietário, seu pai, sua mãe, seus filhos maiores (apenas parentes consanguíneos diretos), seu cônjuge ou companheiro, seu advogado ou despachante.
Solicite junto ao órgão autuador a 2ª via do auto de infração.
Faça defesa prévia das notificações recebidas junto ao órgão autuador, conforme as instruções contidas na própria notificação, dentro do prazo.
A fim de constatar diferenças entre o veículo autuado e o veículo “original” nas infrações com FOTOGRAFIA, o proprietário ou representante legal deverá fazer quatro fotografias em ângulos que possibilitem a visualização das placas de identificação do veículo com as partes traseira, dianteira e laterais, devendo ser indicados todos os pontos divergentes.
Registre a ocorrência na Delegacia de Polícia do seu município ou na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis - DRFA
Leve o veículo para exame perícia no Instituto de Criminalística (Posto Regional de Perícia Técnica e Criminalística - PRPTC ou Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis - DRFA) para constatação da originalidade do seu veículo
Procure a unidade do Detran.RJ mais próxima da sua casa para protocolar os documentos abaixo relacionados para instauração do processo administrativo.
Reconhecida a clonagem, a Diretoria de Registro de Veículos notificará o proprietário e determinará a troca da placa do veículo e a emissão de novo CRLV-e, observados os preceitos legais, precedida do pagamento de todos os débitos
A Divisão de Registro e Controle de Infrações e Penalidades cancelará as multas cometidas pelo clone e dará baixa nas pontuações oriundas das respectivas infrações.
Poderão fundamentadamente ser arquivados os requerimentos que se pautarem exclusivamente em itens de fácil colocação ou retirada, tais como:
Adesivos;
Emblemas ou logomarcas;
Reboques;
Película solar (Insulfilme);
Quaisquer itens de fácil colocação ou retirada, que permitam adulterar eventual falsa comunicação de clonagem.
A simples alegação de nunca ter estado no local da infração, sem juntada de provas, também ensejará no imediato arquivamento do requerimento.
NOTICIAR A FALSA EXISTÊNCIA DE VEÍCULO CLONADO É CRIME. Artigo 340 do Código Penal: “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não se ter verificado: pena - detenção de um a seis meses ou multa”.
Requerimento de Troca de Placa preenchido e assinado pelo proprietário;
Registro de Ocorrência da Delegacia de Polícia e Laudo Pericial do Instituto de Criminalística (Posto Regional de Perícia Técnica e Criminalística - PRPTC ou Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis - DRFA)
Cópia das infrações que apresentem fotografia emitida pelos órgãos autuadores através de fiscalização eletrônica;
CRV ou CRLV-e;
Fotografias coloridas do veículo (dianteira/traseira/lado direito/lado esquerdo) com DATA, tamanho 10x15, em arquivo de imagem digital.
Incluir demais documentos e outros dados que auxiliem na comprovação da existência de outro veículo com a mesma identificação alfanumérico, como por exemplo, serviço de rastreamento veicular. (contrato e os relatórios do rastreador)
Procuração particular e Carteira da OAB (caso representado por advogado);
Procuração lavrada em cartório e identidade do procurador (caso representado por pessoa física);
ASD ou Certificado Análítico e Carteira do Despachante (caso representado por despachante);
Identidade do proprietário;
CNH do condutor;
Comprovante de residência;
Identidade do representante do familiar do proprietário do veículo (ascendente, descendente ou cônjuge/companheiro - este deve apresentar também a certidão de casamento/união estável).
Documento de identidade do sócio/representante que solicita o serviço
CNPJ
Documentação constitutiva da empresa;
CNH do sócio/representante que solicita o serviço.
Certifique-se de que possui todos os documentos legíveis e válidos antes de abrir o processo.
O processo pode ser aberto das seguintes formas:
Online via SEI!RJ.
Por email.
Atendimento presencial em qualquer protocolo do Detran-RJ.
Presencial na Ciretran ou Serviço Auxiliar de Trânsito próximo ao município de residência.
Presencial na Corregedoria Geral do Detran.RJ, situado no 28º andar do edifício-sede.
Dirija-se aos locais indicados, levando o formulário próprio para o serviço requisitado, devidamente preenchido e assinado pelo proprietário, e o restante da documentação necessária para a realização do serviço.
Caso o órgão autuador tenha convênio com o governo para tal, a retirada das notificações podem ser efetuadas através do site Posto Digital ou aplicativo da CDT - Carteira Digital de Trânsito com a senha Gov.br.
Acesse o app;
Clique em infrações;
Clique na opção por veículo;
Clique na marca/modelo do veículo;
Surgirá a relação de notificações existentes;
Clique na infração registrada;
Clique em notificações (ícone azul na parte inferior da tela do app);
Clique em notificação de autuação (ícone azul na parte inferior da tela do app);
Abrirá um PDF com a Notificação que deve ser juntada ao processo. Faça o mesmo com todas as notificações que surgirem, após clicar na opção por veículo.