O DETRAN-RJ passou a disponibilizar o novo serviço de entrega em domicílio em 08/12/2025 para cumprir a Lei Estadual 10.763, de 05 de maio de 2025.
É a entrega da Carteira de Identidade, de forma gratuita, no endereço informado pelo cidadão durante o seu atendimento presencial no Posto.
Qualquer cidadão que estiver solicitando a sua Carteira de Identidade em um Posto de Identificação do Detran-RJ.
Agendar seu atendimento em um Posto de Identificação que possui o serviço de entrega da carteira em domicílio. Clique aqui para verificar os postos que possuem o serviço;
Comparecer ao posto agendado, com toda a documentação exigida;
Informar, no momento do atendimento, que deseja optar pelo serviço de entrega em domicílio;
Indicar um posto para buscar a sua carteira, caso a entrega em domicílio não seja concluída.
Serão efetuadas 3 (três) tentativas de entrega no endereço indicado pelo cidadão;
Se as tentativas de entrega não forem bem sucedidas ou, se o endereço informado estiver situado em uma área com restrição de entrega, a carteira será encaminhada ao posto indicado pelo cidadão no atendimento;
12 (doze) dias úteis a partir da data do requerimento.
Havendo necessidade de consulta ao cartório ou análise de outras exigências, ou ainda análises específicas da RFB, este prazo poderá ser ampliado.
Apresentação do protocolo de entrega será dispensada para a entrega em domicílio;
Ao receber sua Carteira de Identidade, confira todos os dados, inclusive as informações cartorárias e de saúde (tipo sanguíneo e fator RH). Caso seja observada alguma divergência entre o documento apresentado no momento da identificação, e a informação impressa na carteira, a correção deverá ser solicitada e analisada no Posto de Identificação onde esta foi entregue