O Detran RJ decidiu prorrogar a realização do programa Detran em Movimento em Resende, no Sul Fluminense, e o atendimento aos moradores vai continuar nesta sexta-feira (30/1), das 9h às 16h, no Espaço Z, que fica na Avenida Gustavo Jardim, 314, no Centro. A ampliação foi decidida diante da grande procura, nesta quinta-feira, por documentos como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e por serviços como transferência de propriedade e emplacamento de veículos, entre outros.
A vice-presidente do Detran RJ, Penha Bernardes, explicou que o segundo dia de atendimento vai permitir que um maior número de moradores tenha acesso aos serviços do departamento. “Nossa missão é levar os serviços do Detran RJ à população com eficiência e agilidade”, disse.
Somente para esta quinta-feira foram distribuídas 700 senhas para a emissão de carteiras de identidade. E novas senhas foram distribuídas para que a população local possa ser atendida nesta sexta. Para outros serviços, como a emissão da CNH, os moradores serão atendidos por ordem de chegada, sem a necessidade de senhas.
O serralheiro Mauro Barbosa Silva, de 52 anos, elogiou a prestação do serviço. Com a carteira de habilitação vencida desde o fim do ano passado, ele contou que não vinha encontrando tempo para fazer o agendamento e ir ao posto do Detran RJ em Resende.
“Paguei a taxa do serviço com antecedência e aqui, com atendimento rápido, em menos de 40 minutos resolvi meu problema. Já saio com a habilitação renovada e vou direto trabalhar”, comemorou.
O aposentado José Nunes Duarte, de 72 anos, foi um dos primeiros a ser atendido no setor de Identificação Civil. Ele elogiou a atenção das funcionárias e, sorrindo, disse que sairá com a identidade nova e o papo em dia.
“O serviço é muito eficiente. Cheguei cedo para aproveitar a prosa com as pessoas na fila. Conversei, fui atendido e saio daqui rapidamente, com a minha identidade nova”, disse.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, enfatizou que servir à população com a entrega de serviços de excelência é a missão do departamento.
“Nossa missão é oferecer à população um serviço ágil e eficaz. Estamos facilitando a vida dos cidadãos com a emissão de documentos. É um serviço essencial que proporciona acesso à cidadania”, ressaltou o presidente.
Além de tirar ou renovar documentos, os moradores participaram de ações educativas do Detran RJ e tiveram acesso à Ouvidoria, ao serviço de recurso de infrações e ao Protocolo, para resolver pendências, como obter a devolução de taxas pagas, dar entrada no pedido de perícia médica ou mudar de categoria na CNH, entre outros.