Agentes do Detran entregam a motociclista brindes e material informativo de segurança

Dando continuidade às ações alusivas ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito, o Detran.RJ realizou, na manhã desta quinta-feira (23/5), na parte externa do estádio Engenhão,  um grande evento voltado para os motociclistas. A ação foi realizada em parceria com Prefeitura do Rio, Educação Lei Seca, Cedae, Rio Ônibus e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

Os motociclistas que passaram pelo local foram convidados a participar das atividades educativas. Eles fizeram um circuito a pé, onde tinham que desviar de cones, utilizando óculos especiais que simulam os efeitos de álcool e drogas. Além disso, tiveram a oportunidade sentar no lugar do condutor de ônibus, para saber exatamente onde são os pontos cegos - áreas que escapam da visibilidade do motorista.

O motofretista Fábio Henrique Gomes, de 25 anos, que disse nunca ter recebido uma multa de trânsito, aprovou as dinâmicas. “Para nossa segurança, é muito importante sabermos onde são os pontos cegos do motorista. Agora, terei muito mais atenção e cautela na hora de passar ao lado de um ônibus. Já o circuito com óculos que simula embriaguez comprovou o que eu já sabia: álcool e direção realmente não combinam", disse o motociclista.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira, destacou a importância das ações educativas no Maio Amarelo: “Além de conscientizar os motociclistas sobre segurança no trânsito, com atividades educativas, material informativo  e dicas passadas pelos nossos agentes educadores, mostramos aos condutores que exercem atividade remunerada  a necessidade  de realizarem os cursos de motofrete e mototáxi, promovidos gratuitamente pela Escola Pública de Trânsito”.

Para Sérgio Ricardo da Silva, morador de Nilópolis, que trabalha para um aplicativo de entregas, as campanhas educativas são muito importantes para sensibilizar os condutores de motocicletas. “Conheço muitos motociclistas desinformados que precisavam estar aqui agora. Fiquei impressionado ao saber que 90 por cento dos acidentes poderiam ser evitados, pois ocorrem por falta de atenção, consumo de álcool e excesso de velocidade. Precisamos de mais iniciativas como essa”, disse ele.

Após concluírem as atividades, os motociclistas receberam colete refletivo, antena contra linhas de pipa, material informativo de educação para o trânsito e uma muda de plantas. Além disso, uma equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), onde o Detran.RJ participará de um fórum sobre segurança viária nesta sexta-feira (24/5), forneceu informações sobre doação de tecidos.