Para celebrar o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para promoção da paz nas ruas e avenidas, o Detran.RJ participou de atividades durante toda esta quinta-feira (02/05). O tema da campanha esse ano é “Paz no trânsito começa por você”. A abertura do movimento aconteceu na sede da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em Brasília, e contou com a presença do vice-presidente do departamento, André Mônica.
Na manhã desta quinta-feira, o Detran.RJ participou, junto com o Corpo de Bombeiros, de uma simulação de acidente e de socorro a vítimas. Foi simulada uma colisão entre um veículo e uma moto em plena Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, enfatizou a importância da educação no trânsito para reduzir os acidentes e, por consequência, os óbitos e feridos nas vias do estado. “A campanha é importante porque precisamos alertar as pessoas de que os veículos, se utilizados de forma incorreta, podem ser uma arma. A educação no trânsito é primordial para que se evitem acidentes e vítimas”, disse o presidente.
O motorista de aplicativo Luiz Carlos dos Santos, de 30 anos, que estava conduzindo uma motocicleta, parou para acompanhar a simulação de socorro a acidentados em via pública. “Acho muito legal as campanhas educativas para conscientizar os motoristas. Sinto que existe muito desrespeito no trânsito, principalmente com os motociclistas. É comum jogarem o carro em cima da gente e ainda nos xingarem. Se as pessoas fossem mais gentis, teríamos muito menos acidentes de trânsito”, disse o morador de Caxias, que recebeu um colete refletivo de brinde, além de dicas preciosas de educação no trânsito.
O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira, disse que as campanhas educativas visam preservar vidas. “Nossas campanhas educativas abrangem condutores de todos os tipos de veículos e também os pedestres. Com o aumento significativo do número de motocicletas, principalmente depois da pandemia, estamos dando ênfase aos motociclistas, já que os acidentes envolvendo motos cresceu consideravelmente nos últimos anos”, disse ele.
No fim da tarde, um ato em frente à Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro marcou o primeiro dia efetivo da campanha do Maio Amarelo. Pontos turísticos como a sede do Detran, a Câmara dos Vereadores e a Roda Gigante Yup Star, foram iluminados cor amarela em alusão à campanha.Na Cinelândia , equipes do Detran. RJ, Operação Lei Seca, CET-Rio e Secretaria Municipal de Saúde entregaram panfletos alertando sobre a violência no trânsito e acidentes e fizeram ações interativas com o público.
O Detran.RJ levou para a Cinelândia óculos que simulavam sensações ao dirigir como se o motorista estivesse embriagado, sob o uso de drogas, rebites e com sono. Assustado com a sensação, o comerciário Alan Barreto, de 27 anos, elogiou a campanha.“Eu não bebo, mas fiz a simulação como se estivesse dirigindo sob o efeito do álcool e foi horrível. Teria batido com o carro. Essa ação é muito importante”, disse.
Durante todo o mês de maio, serão realizadas atividades educativas como palestras em autoescolas, empresas e escolas, Olimpíada de Motoristas, caminhadas culturais, passeio ciclístico, distribuição de antenas para motociclistas, um fórum no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), entre outros.