Quatro ferros-velhos irregulares, na Avenida Brasil, em Realengo, Zona Oeste do Rio, foram interditados nesta terça-feira (01/07) por agentes da Diretoria Geral de Desmontagem do Detran RJ, que coordena a força-tarefa criada pelo Governo do Estado para fiscalizar ferros-velhos e coibir o comércio de sucatas e peças automotivas irregulares. Ao todo, oito comércios de peças, incluindo dois estabelecimentos cadastrados, foram vistoriados.
As unidades fiscalizadas ficam na Avenida Brasil, na entrada da comunidade do Batan. Policiais do serviço reservado do 14º BPM (Bangu) deram apoio à ação. Na calçada, junto aos ferros-velhos, várias sucatas de automóveis dispostas dificultavam a passagem de pedestres. Dos comércios vistoriados quatro não possuíam notas fiscais do material que estava sendo vendido, incluindo peças de veículos de alto valor no mercado automobilístico. Dos quatro, três também estavam poluindo o ambiente com resíduos de óleo motor e foram autuados por risco ambiental.
Além dos ferros-velhos irregulares, agentes do Detran RJ fiscalizaram também dois comércios que já possuíam cadastro junto ao departamento. Os dois não estavam cumprindo totalmente as normas do Detran com peças etiquetadas e foram intimados a regularizar os estabelecimentos em 30 dias.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou a importância da fiscalização.
“Nossa intenção em fiscalizar é garantir aos comerciantes que trabalhem de forma legal e, desta forma, dar segurança aos consumidores que compram peças automotivas usadas”, disse Farah.
A força-tarefa criada pelo governo do Estado para fiscalizar ferros-velhos é composta das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Secretaria de Estado de Fazenda. Desde a criação da força-tarefa, em agosto de 2023, o grupo já realizou 55 ações de fiscalização, com 118 ferros-velhos irregulares interditados.