A força-tarefa da Operação Desmonte, encarregada de fiscalizar a atividade das empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas no Estado do Rio, realizou a primeira reunião de planejamento e alinhamento das ações de 2025, nesta quarta-feira (15/1).
Da reunião, na sede do Detran.RJ, participaram representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Fazenda, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Corpo de Bombeiros, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do Detran.RJ, que coordena a força-tarefa.
Somente no ano passado, foram realizadas 38 operações de fiscalização em diversos pontos do Estado. Ao todo, 77 ferros-velhos foram interditados e mais de 1 mil toneladas de sucatas de veículos foram apreendidas e encaminhadas para reciclagem. Cerca de 150 motores roubados e furtados foram apreendidos, e vários carros, recuperados.
Em decorrência das ações da força-tarefa, 65 empresas do setor já se credenciaram junto ao Detran.RJ para trabalhar de forma regular e mais de 200 estão em processo de cadastramento. Pela lei, as empresas do setor de desmontagem precisam se regularizar junto ao Detran e vender peças com procedência comprovada.
Em 2025, as ações de fiscalização da força-tarefa serão retomadas nos próximos dias. As datas e os locais planejados são mantidos em sigilo, para impedir vazamentos e não prejudicar as ações. A reunião teve o objetivo de aprimorar detalhes da integração entre os diversos órgãos estaduais e relatar os excelentes resultados obtidos desde o início da Operação Desmonte.