Proprietários foram orientados a buscar Detran RJ para cadastrar empresas

Dois ferros-velhos que funcionavam sem registro foram interditados, na manhã desta terça-feira (27/05), em Honório Gurgel, Zona Norte do Rio, durante a Operação Desmonte, coordenada pelo Detran RJ. Os estabelecimentos funcionavam na Rua Ururaí, a cerca de 500 metros de distância um do outro, e não possuíam registro junto ao Detran e tampouco cadastramento de peças automotivas conforme orienta o departamento. Os proprietários foram orientados a procurar o setor de Desmontagem do Detran para cadastrar os ferros-velhos e trabalhar conforme a legislação vigente. A força-tarefa, criada pelo Governo do Estado em agosto de 2023 visa fiscalizar esses estabelecimentos e a venda de peças e sucatas de automóveis usados.

O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, lembrou aos proprietários que é importante cadastrar seus estabelecimentos e trabalhar dentro da lei.

“A ação de fiscalização dos ferros-velhos é fundamental. Nossos agentes orientam os proprietários que procurem o Detran RJ e façam o credenciamento, regularizando sua atuação. Essa é uma ação com o intuito de coibir a venda de peças sem procedência e, sobretudo, para orientar os comerciantes a trabalharem de forma correta”, disse Farah.

Um dos ferros-velhos visitados pela equipe do Detran, no número 76 da Rua Ururaí, funcionava sem licença. Na outra unidade, no número 1.259 da mesma rua, agentes encontraram peças amontoadas, algumas sem nota fiscal. Em ambos os casos, os proprietários terão 30 dias para provar a procedência de todo o material que estava sendo comercializado e dar início ao cadastramento. Caso não comprovem a origem das peças com notas fiscais nesse prazo, podem perder toda a mercadoria.

O Diretor Geral das Atividades de Desmontagem do Detran RJ, Marcelo Gregório, ressaltou que as ações serão constantes.

“Por determinação da presidência, vamos intensificar as ações também como forma de orientar os proprietários de ferros-velhos sobre como proceder para que se cadastrem no Detran RJ”, disse Gregório.

A força-tarefa coordenada pelo Detran RJ também é composta por equipes das polícias civil e militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria de Estado de Fazenda e Corpo de Bombeiros.

Desde o início das ações, em agosto de 2023, a Diretoria Geral de Desmontagem do Detran RJ já realizou 51 ações de fiscalização e interditou 110 ferros-velhos irregulares. O Detran também conta com mais de 23 mil peças cadastradas na aba de Desmontagem e já destruiu cerca de duas mil toneladas de sucatas.