”É preciso passar verdade no nosso comportamento. Só assim as crianças vão ser despertadas para regras”. Com essas palavras, a instrutora Enza Taddei Hernandez abriu sua palestra para cerca de 30 professores e agentes, que participaram do Projeto Trânsito na Escola, promovido pela Coordenadoria-Geral de Educação para o Trânsito do Detran.RJ. Numa sala no 14º andar do edifício-sede, no centro da cidade, foram exibidos slides e vídeos para orientar alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Usar a cadeirinha no banco traseiro e atravessar na faixa de pedestre sempre com um responsável foram algumas das regras lembradas durante a capacitação, que durou uma hora e meia.
Além do material audiovisual, Enza lembrou que um trânsito mais seguro depende de todos. “Precisamos de multiplicadores. Conheci um inspetor numa escola no Cosme Velho, na Zona Sul, que fazia esse papel. Como ele conhecia cada um dos alunos, os alertava sempre. Para quem voltava pra casa de carro, ele lembrava de usar o cinto. Quem ia de ônibus, o instrutor pedia para o aluno não esquecer de atravessar na faixa. É disso que precisamos”, frisou Enza. “Mudar uma cultura não é rápido, não vem num estalo”, reforçou.
No final da palestra, foi exibido um vídeo produzido na Índia: uma rua movimentada está com o trânsito parado por causa da queda de uma árvore. Começa a chover e um menino de seis anos tenta, sozinho, desobstruir a rua. Em pouco tempo, muitos se juntam a ele e retiram a árvore. ‘Seja a mudança que você quer ver no mundo’, uma frase de Mahatma Gandhi, encerra o vídeo.
A professora Luciana Venâncio, também agente de trânsito da CPTrans – Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – não escondia a alegria ao final da palestra. “Trocar experiências e sempre bom e nos estimula a replicar essas mensagens nas escolas”, disse Luciana. Todos os participantes receberam um certificado e um kit com jogos educativos para o público infantil.
As prefeituras de Itaguaí, Petrópolis e Búzios já demonstraram interesse em implantar essas palestras em suas escolas.