Funcionária do Detran atende uma mulher com seu bebê no colo para tirar a primeira identidade

Em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o Detran.RJ participou, nesta terça-feira (24/9), de uma ação voltada à emissão de carteiras de identidade na sede da Fundação Gol de Letra, no Caju, Zona Norte do Rio. Ao todo, foram emitidas 43 carteiras de identidade. A Fundação Gol de Letra é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos de idade.

O evento teve a adesão não apenas das famílias atendidas pela ONG, mas de moradores da comunidade. Cerca de 70 pessoas passaram pelo local durante a ação, entre elas um bebê de 7 meses. A emissão de documentos de identidade é importante para o trabalho de erradicação do sub-registro civil da população. Uma equipe com 7 funcionários do Detran.RJ participou do atendimento.

Antes do evento, a Comissão de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica do MPRJ já havia emitido 78 certidões de nascimento e 73 inscrições no Cadastro de Pessoa Física (CPF), documentos essenciais para a obtenção da Carteira Nacional de Identidade (CIN), emitida pelo Detran.RJ.

“O Detran.RJ sempre apoia as iniciativas do Ministério Público do Estado para identificação para população fluminense”, afirmou o diretor de Identificação Civil do departamento, Pedro Paulo Thompson.

“Para a gente, é muito importante o Ministério Público atuando não apenas em uma ação social, mas trazendo a porta da documentação junto à sociedade”, disse a promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, presidente da comissão do MPRJ.