A professora Maria Luzia

O Detran RJ inaugurou, nesta terça-feira (9/9), um posto de identificação civil no Instituto Benjamin Constant (IBC), na Urca, Zona Sul do Rio. Será o primeiro posto do país específico para pessoas com deficiência visual.

Com capacidade para atender 30 pessoas por dia, o posto vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, atendendo alunos, professores e frequentadores do instituto. Em breve, será lançada a carteira de identidade em braile, para que o documento possa ser lido sem a necessidade de terceiros, promovendo a independência, a cidadania e a inclusão das pessoas com deficiência visual.

"A acessibilidade e o aumento da diversidade de serviços para a nossa população é uma missão de vida. Esse trabalho inédito, dentro do Instituto Benjamin Constant (IBC), faz parte de um modelo de gestão que desejamos ter nos serviços públicos do Rio de Janeiro", afirmou o governador Cláudio Castro.

O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, falou de sua satisfação de inaugurar um posto de identificação civil numa instituição centenária e conceituada.

"Estou muito feliz em poder inaugurar um posto do Detran dentro de um instituto centenário, entregando dignidade, respeito e cidadania. É nossa missão fazer um Detran mais humano, mais próximo das pessoas, principalmente de quem mais precisa. Hoje é um dia histórico para o IBC e para as pessoas com deficiência visual que precisam de comodidade, facilidade e acessibilidade”, destacou Farah.

O diretor-geral do IBC, Mauro Conceição, agradeceu ao presidente Farah pela conquista.

“Em 170 anos de existência, o instituto tem, pela primeira vez, esse tipo de serviço que o estado está oferecendo. Isso é inédito, é um tipo de prestação de serviço inigualável. Isso é fantástico!”.

A professora de braile Maria Luzia do Livramento, conhecida como Malu, que já foi aluna do instituto, elogiou a nova unidade.

“Como minha carteira estava muito velha, tirei outra recentemente. Agora vou esperar chegar a carteira em braile, que será muito bem-vinda. É maravilhoso ter um posto do Detran dentro do instituto, vai facilitar muito a vida de todos”, disse a professora.

"A inauguração desta unidade reforça o compromisso do Detran RJ em garantir cidadania e autonomia às pessoas com deficiência visual. Queremos facilitar o acesso à documentação civil e assegurar que todos tenham seus direitos plenamente reconhecidos”, afirmou o diretor de Identificação Civil do Detran RJ, Pedro Paulo Thompson.

As pessoas com deficiência receberão a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como número único de identificação, reconhecido em todo o território nacional, com o objetivo de dificultar fraudes. O documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032.