Agentes orientaram sobre os riscos de dirigir sob o efeito de substâncias que tiram o reflexo durante a condução de veículos

De olho no aumento do fluxo de automóveis nas estradas durante o feriadão de Carnaval , agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ promoveram, nesta quinta-feira (05/02), uma ação educativa para motociclistas e motoristas na Praça do Pedágio, na Ponte Rio-Niterói. A operação teve parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), concessionária Ecovias Ponte, Lei Seca, Instituto de Traumato Ortopedia, entre outros.

Condutores foram abordados e convidados a participar de testes que simulam a direção com ingestão de bebidas alcóolicas, drogas e outras substâncias que podem prejudicar a lucidez durante a direção. Em um dos stands montados na saída da praça do pedágio, motociclistas foram convidados a utilizar, na tenda do Detran RJ, óculos que simulam a sensação de dirigir sob o efeito do álcool e receberam antenas corta-pipas.

Auxiliar de enfermagem no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, Aline Savii, de 37 anos, elogiou a ação do Detran RJ e dos outros órgãos que orientam motoristas a não beber antes de dirigir.

“É uma iniciativa maravilhosa que vai salvar vidas. Trabalho no hospital e vejo que cerca de 80% dos atendidos no CTI da emergência são motociclistas vítimas de acidentes. Já vi muita gente morrer. Educar assim é a melhor solução”, disse.

Durante a ação, motociclistas foram abordados na saída do pedágio por agentes da Polícia Federal  e agentes do Detran e encaminhados para realizar a simulação dos testes. Foram checados também a habilitação dos condutores e a documentação dos veículos.

O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, enfatizou a necessidade de alertar os condutores sobre a necessidade de uma direção consciente durante o período do feriadão de Carnaval.

“Com ações educativas procuramos orientar aos motoristas durante esse período de carnaval. A educação para o trânsito é primordial. Nossos agentes são treinados para orientar e, assim, ajudar a evitar acidentes e preservar vidas”, disse.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran RJ, Marcus Moreira, ressaltou que a ação se fez necessária antes do Carnaval para evitar grandes impactos no trânsito e alertar aos motoristas e motociclistas sobre a direção responsável.

“Temos a iniciativa de conscientizar motoristas sobre os riscos de dirigir sob o efeito de substâncias que tirem o reflexo. As ações educativas salvam vidas e esse é o nosso objetivo”, disse.