Moradores serão atendidos por ordem de chegada e poderão tirar documentos de identidade e habilitação, fazer vistoria nos veículos e recorrer de multas, entre outros serviços

Diante do grande sucesso alcançado em Itaboraí nesta quinta-feira (22/1), o programa Detran em Movimento foi ampliado e vai continuar a oferecer todos os serviços do Detran RJ aos moradores da cidade, nesta sexta-feira (23/1), sem necessidade de agendamento. A ação está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da Cidade.

Nesta sexta-feira, os serviços serão oferecidos das 9h às 16h. Os usuários serão atendidos por ordem de chegada, com distribuição de senhas para os interessados na carteira de identidade, já que o atendimento será limitado à capacidade da estrutura na praça. Além da identidade, os moradores poderão tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferir a propriedade de veículos, fazer emplacamentos, recorrer de multas e resolver pendências com o Detran.

A vice-presidente do Detran RJ, Penha Bernardes acompanhou o atendimento e destacou a importância da iniciativa para facilitar o acesso da população aos serviços do órgão. Penha agradeceu ao prefeito Marcelo Delaroli pela estrutura disponibilizada para a realização do evento e ressaltou que a prorrogação tem o objetivo de atender à grande demanda dos moradores de Itaboraí.

"É com honra e satisfação que trazemos o Detran em Movimento para Itaboraí. O programa tem o objetivo de ampliar o atendimento e aproximar o departamento da população, trazendo serviços desburocratizados aos municípios. Nossa missão é atender o usuário com agilidade e conforto”, disse Penha.

A aposentada Maria da Conceição Pereira precisou tirar a segunda via do documento de identidade e elogiou o atendimento. “Fui tratada com atenção e carinho, o que faz toda a diferença. Atendimento eficiente, com respeito ao usuário. Achei a ação muito bem organizada”, destacou a moradora de Itaboraí.

O jornaleiro Antenor Gomes também aprovou a iniciativa. “É gratificante ver um serviço público funcionando com eficiência. Consegui resolver tudo sem burocracia e em poucos minutos”, afirmou ele.

O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, disse que o Detran em Movimento permite que os moradores tenham acesso a todos os serviços do Detran em um mesmo local, por ordem de chegada.

“Nosso objetivo é atender melhor o cidadão, perto de onde ele mora, por ordem de chegada. Com este programa, os moradores são atendidos com a dignidade e o respeito que merecem. É uma afirmação da cidadania”, disse Coelho.

Os participantes também tiveram acesso a atividades educativas do Detran RJ e aos serviços da Ouvidoria, da Coordenadoria de Julgamento e Controle de Infrações (CJC) e do Protocolo. Foi possível resolver questões como devolução de taxas, abertura de pedido de perícia médica ou desistência de categoria da CNH, entre outros serviços. Estiveram presentes o vice-prefeito Elber Corrêa e autoridades locais.

Para a ação de hoje, é importante lembrar que a primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita, mas para os serviços de habilitação é preciso pagar o Duda. A cada semana, a ação será realizada em uma ou mais cidades diferentes. As datas das próximas edições serão divulgadas em breve.