Agentes do Detran RJ, em ação conjunta com o Serviço Reservado do 14º BPM (Bangu), interditaram, nesta terça-feira (10/02), um ferro-velho localizado na Estrada da Água Branca, nº 1.648, em Realengo, onde era realizada a desmontagem irregular de veículos.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que o estabelecimento funcionava com a porta parcialmente aberta e mantinha peças automotivas espalhadas pelo local, sem identificação e sem as etiquetas obrigatórias que garantem a rastreabilidade do material comercializado.
A equipe da Diretoria de Desmontagem do Detran RJ também verificou que o ferro-velho não possuía cadastramento junto ao departamento para exercer a atividade. Todo o material sem garantia de origem será recolhido, e o estabelecimento foi interditado.
Para o presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, as ações integradas são fundamentais para assegurar uma fiscalização eficaz e proteger o consumidor que adquire peças automotivas usadas.
“Nosso trabalho é garantir total segurança ao consumidor na compra de peças e sucatas usadas. A fiscalização e o credenciamento dos ferros-velhos permitem a rastreabilidade de tudo o que é comercializado nesse setor”, afirmou.
Desde a criação da Operação Desmonte, em agosto de 2023, já foram realizadas 74 ações de fiscalização, resultando no fechamento de 151 ferros-velhos clandestinos. Atualmente, o Detran RJ conta com 94 empresas credenciadas e 60 em processo de credenciamento. O departamento já cadastrou mais de 86 mil peças automotivas, que podem ser consultadas pelos consumidores no site oficial do órgão: www.detran.rj.gov.br.