É a solicitação da sua Carteira de Identidade Nacional – CIN, através do aplicativo RJ DIGITAL, que pode ser tanto a primeira quanto a segunda via, com indicação ou não de Pessoa com Deficiência (PcD).
O RJ DIGITAL é uma plataforma do Governo do Estado do Rio de Janeiro que possibilita acesso à diversos serviços públicos e um desses serviços é a solicitação de Carteira de Identidade Nacional – CIN.
Qualquer cidadão brasileiro nato ou naturalizado, ou português com igualdade de direitos que possua CPF, independentemente da situação cadastral.
A plataforma RJ Digital pode ser acessada através do portal www.rj.gov.br ou do app disponível gratuitamente nas versões Android ou iOS;
Atenção: O usuário precisa ter conta gov.br, devendo efetuar o login com sua senha e aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade.
Para acessar o serviço pesquisar e selecionar a opção 'Emitir Primeira ou Segunda via da Carteira de Identidade".
Para você: para o próprio usuário logado;
Para menor de 16 anos: desde que o titular da conta gov.br seja pai, mãe ou responsável legal do menor.
Atenção: No dia do atendimento presencial, o responsável deverá acompanhar o menor no posto para a coleta biométrica e finalização do atendimento.
Presencial, em uma unidade: Preencher apenas dados básicos, agendando a data e hora de comparecimento ao posto, onde o atendente irá realizar o preenchimento completo do pedido de identificação.
Sozinho, via formulário: Preencher o formulário online diretamente na plataforma, por conta própria, fazendo a inclusão (upload) dos documentos exigidos e agendando a data e hora de comparecimento ao posto para conferência das informações e coleta da biometria.
Com ajuda, por videochamada: Preencher o formulário online diretamente na plataforma, com ajuda de um orientador através de videochamada, fazendo a inclusão dos documentos exigidos e agendando a data e hora de comparecimento ao posto para conferência das informações e coleta da biometria.
No final do preenchimento, o comprovante gerado informará os documentos que devem ser apresentados no posto.
Presencial, em uma unidade Levar todos os documentos para o atendimento presencial, seguindo os critérios de documentação obrigatória, opcional e casos especiais, conforme descrito nos respectivos serviços (ver aqui: 1ª via da CIN, 2ª via da CIN e PCD).
Sozinho, via formulário OU Com ajuda, por videochamada Ao comparecer ao posto para complementação do atendimento, o usuário deve levar todos os documentos (originais ou cópias autenticadas) que foram incluídos no formulário online (upload)
Sim, a primeira emissão é gratuita para os cidadãos que nunca solicitaram o documento no estado do Rio de Janeiro ou em qualquer outro estado da Federação; mesmo para quem já teve uma ou mais vias emitidas no modelo antigo (RG Estadual). Clique no link 1ª via da CIN para saber mais sobre as características do serviço.
Para quem já teve a CIN emitida no estado do Rio de Janeiro ou em qualquer outro estado da Federação, a expedição da 2ª via deve ser paga pelo cidadão. No Detran-RJ, a taxa de serviço cobrada é o DUDA, que deve ser emitido com o CPF do solicitante do serviço. No final do preenchimento será exibido o link para emissão do boleto. Para maiores informações sobre 2ª via da CIN e sua taxa de serviço, clique aqui.
Até 12 dias úteis para a emissão do documento, contados a partir da etapa presencial realizada nas unidades do Poupa Tempo RJ ou nos postos do Detran-RJ.