Governo do Rio
Transparência
Governo Aberto
Ir para o menu (alt+1)
Ir para o busca (alt+2)
Ir para o conteúdo (alt+3)
Alto Contraste
Vlibras
Governo aberto
MENU
INÍCIO
VEÍCULO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Calendário
Intenção de Venda
Veículos Apreendidos
Formulários
Mais
HABILITAÇÃO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
CNH DIGITAL
Pessoa com Deficiência
Simulado
Formulários
Mais
IDENTIFICAÇÃO CIVIL
Agendamentos ㅤㅤ
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Detran e Você
Dúvidas
Formulários
Mais
INFRAÇÃO
Consultas de Multas
Nada Consta
Orientações Gerais
Cassação de CNH
Lista de infrações
Formulários
Mais
EDUCAÇÃO
Consultas Certificados
Escola Pública de Trânsito
Programa Trânsito
Simulado
Mais
DESMONTAGEM
O que é?
Serviços
TRANSPARÊNCIA
Endereço
Institucional
Ouvidoria
Licitações
Central de Atendimento
Privacidade
Corregedoria
Mais
DETRAN RJ DIGITAL
OuveRJ
GOVRJ
NOTÍCIAS
Filtro de Notícias
Pesquisar
Detran RJ retoma exames práticos de direção em todo o estado
Imprimir
Terça-feira, 14 de julho de 2026
Acessos: 264
O serviço retorna após treinamento dos examinadores e adequação dos sistemas às novas regras nacionais
O Detran RJ retoma nesta quarta-feira (15/7) a realização dos exames práticos de direção em todo o estado. A retomada ocorre após a conclusão do treinamento dos examinadores, a publicação da Portaria nº 7.120/2026, que instituiu o Manual de Exame Prático de Direção Veicular, e a adequação dos procedimentos à Resolução Contran nº 1.020/2025.
Os candidatos que tiveram as provas adiadas no período de 8 a 14 de julho poderão reagendar o exame, de acordo com a disponibilidade de vagas, sem cobrança de taxa adicional. O agendamento também está disponível para os demais candidatos à habilitação.
Nova forma de avaliação
As provas passam a seguir critérios padronizados em todo o estado. A principal mudança está na forma de avaliação: as faltas cometidas durante o exame são convertidas em pontos, de acordo com a gravidade. Infrações leves valem um ponto; médias, dois; graves, quatro; e gravíssimas, seis. O candidato será aprovado se concluir a prova com até dez pontos. A partir de onze pontos, será reprovado.
Padronização dos procedimentos
Além da publicação do Manual de Exame Prático de Direção Veicular e do treinamento dos examinadores, o Detran RJ regulamentou a atuação dos instrutores de trânsito autônomos, atualizou os sistemas utilizados na aplicação das provas práticas e adequou os tablets empregados na avaliação. As medidas garantem a padronização dos procedimentos em todo o estado e alinham o processo às normas estabelecidas pela Resolução Contran nº 1.020/2025.
Serviços
Atendimento
Ouvidoria