Os moradores de Itatiaia, no Sul Fluminense, aprovaram o atendimento que receberam das equipes do programa Detran em Movimento, nesta quinta-feira (11/12), na Casa de Cultura de Itatiaia. Ouvidos em pesquisa, quase todos classificaram o atendimento como "muito bom". O serviço mais procurado, como em outras cidades pelas quais o programa já passou, foi a emissão da Carteira Nacional de identidade (CIN).
Foram oferecidos todos os serviços do Detran RJ, sem necessidade de agendamento. Além da CIN, os moradores puderam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferir a propriedade de veículos, recorrer de multas de trânsito e fazer emplacamentos. Eles também participaram de ações educativas e tiveram acesso à Ouvidoria e ao Protocolo, para resolver pendências, como obter a devolução de taxas pagas, dar entrada no pedido de perícia médica ou desistir de categoria na CNH, entre outras.
Uma das primeiras que tiraram a identidade foi a bebê Késia Hadassa dos Santos Reis Carvalho, de 1 ano e dois meses de idade, levada pela mãe, Cleidemara, de 21 anos. "Eu não podia perder esta chance de fazer a primeira carteira de Késia aqui pertinho de casa. Foi muito bom e agradeço ao pessoal do Detran pelo atendimento rápido e eficiente", disse Cleidemara. Na cadeira ao lado estava a artesã Maria José Amorim, de 64 anos, cadeirante. "Ela já estava preparada para ir ao posto, mas aqui foi muito melhor. Só no setor de identidade havia 20 guichês de atendimento, foi mesmo muito tranquilo", disse Otacílio Amorim, marido de Maria José.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, disse que o objetivo do Detran em Movimento é atender melhor o cidadão, perto de onde ele mora, sem agendamento. "Com este programa, todos são atendidos com a dignidade e o respeito que merecem. Todos os serviços do Detran RJ são oferecidos em um mesmo lugar, e os moradores não precisam fazer agendamento”, disse Rodrigo Coelho.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Itatiaia, que montou toda a estrutura de atendimento. A vice-prefeita Ângela Maria Sampaio acompanhou o trabalho, ao lado da vice-presidente do Detran RJ, Penha Bernardes, coordenadora do Detran em Movimento. A próxima cidade a ser atendida pelo programa, na segunda-feira (15/12), será Volta Redonda, também no Sul Fluminense.
"Em nome do presidente Rodrigo Coelho, agradeço pela parceria com a Prefeitura de Itatiaia e com as demais prefeituras das cidades que já receberam o Detran em Movimento. É o Governo do Estado trabalhando junto com os municípios para garantir a cidadania de toda a população fluminense", disse Penha.
A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. É necessário que o cidadão leve sua certidão de nascimento ou casamento original e tenha CPF. Sem a certidão não será possível tirar a CIN, mesmo que a pessoa já tenha identidade. Quem não tem mais a certidão precisa antes obtê-la nos cartórios. O documento de identidade atual continua válido até 2032, de forma que os cidadãos não precisam se apressar para tirar a CIN.
Para os serviços de Habilitação - como a renovação ou a segunda via da CNH - é preciso pagar o Duda correspondente. O boleto deve ser retirado no Banco Bradesco e pago até quarta-feira (10/12), véspera do atendimento. O pagamento das taxas também é necessário para as vistorias e os serviços relacionados aos veículos. É preciso, também, estar atento à lista de documentos exigidos para a realização de cada serviço. As informações podem ser obtidas no site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br).
A cada semana o programa Detran em Movimento está sendo realizado em uma ou mais cidades diferentes. Depois de Volta Redonda, as próximas a receber o programa serão anunciadas no site e nas redes sociais do Detran RJ.