Rafael (ao centro) com instrutores da Escola Pública de Trânsito do Detran RJ

Curso é gratuito e inscrições para novas vagas poderão ser feitas no dia 8 de dezembro

O Detran.RJ realizou, nesta segunda-feira (27), exames práticos de direção para dez pessoas com deficiência inscritas no programa Cidadania Sobre Rodas - que proporciona ao PCD a chance de tirar, gratuitamente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nove alunos foram aprovados e apenas um terá de tentar novamente. Todos os procedimentos para a emissão da primeira habilitação da pessoa com deficiência, desde a abertura do processo até a retirada da CNH, podem ser feitos no posto Detran RJ Acessível, na Avenida Francisco Bicalho - o único do país exclusivo para o público PCD e idosos.

As aulas práticas de direção, em carros adaptados, são ministradas por instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran RJ. Entre os aprovados está Rafael Gonçalves Barbosa, que necessita de carro adaptado por não ter o antebraço direito. Ele agradeceu a atenção que recebeu da equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ e disse que está saindo totalmente preparado para dirigir.

“Encontrei aqui um pessoal bastante acolhedor, educado, os professores são gente boa. Agora, com a CNH, vou poder ajudar meus pais, minha família. É importante poder estar dentro da lei. Aprendi muito aqui”, disse Rafael.

Para realizar o exame prático, os alunos tiveram que fazer 45 horas de aulas teóricas, passar na prova teórica e, por fim, fazer 20 horas de aulas práticas. No mesmo posto Detran RJ Acessível, também puderam apresentar a documentação necessária e fazer exames médicos.

“Para facilitar a vida das pessoas com deficiência, concentramos todas as etapas do programa Cidadania Sobre Rodas num único local, totalmente adaptado para este fim. E o Detran passou a oferecer até as aulas teóricas, que eram realizadas apenas em autoescolas. O objetivo é dar mais comodidade ao público PCD”, diz o presidente do Detran RJ, Rodrigo Dias Coelho.

Os alunos elogiaram o empenho dos instrutores, a qualidade das aulas e a oportunidade de fazer o curso de forma gratuita. Em breve, Rafael e todos os demais aprovados vão receber sua carteira provisória, chamada de Permissão Para Dirigir (PPD), que terá validade de um ano. Se não cometerem infrações nesse período, receberão a CNH definitiva.

As inscrições do programa Cidadania Sobre Rodas são realizadas nas quatro edições anuais do Dia D, uma data na qual as pessoas com deficiência têm prioridade em todas as unidades do Detran RJ. O próximo Dia D será realizado em 8 de dezembro.