Inaugurado nesta sexta-feira (20/12), o novo posto de atendimento para emissão de carteiras de identidade no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, começa a receber os usuários na próxima quinta-feira, dia 26, logo após o feriado de Natal. O posto fica no Centro Administrativo Célio Sarzedas, no bairro Vila Campo Alegre. O atendimento será por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O posto vai funcionar em convênio com a Prefeitura de Casimiro de Abreu. Os moradores de Barra de São João e localidades próximas terão acesso aos serviços de emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e do Cartão PCD (da pessoa com deficiência), evitando que tenham de se deslocar a Casimiro de Abreu ou Rio das Ostras.
O vice-presidente do Detran.RJ, Andrê Mônica, agradeceu ao prefeito Ramon Dias Gidalte pela parceria, e explicou que o modelo de convênio com os municípios está dando bons resultados. O objetivo do convênio é facilitar o acesso da população de Barra de São João a documentos essenciais, oferecendo mais conforto e comodidade.
“O Detran treina os servidores da prefeitura e entra com o seu sistema de atendimento, em espaço cedido pela prefeitura. Com isso, juntos, estado e município oferecem mais um importante serviço ao cidadão. É um modelo de parceria que vem dando certo. O governador Cláudio Castro tem como missão facilitar a vida dos cidadãos, com um olhar especial para o interior”, disse André Mônica.
O prefeito Ramon Gildalte disse estar “muito alegre mesmo” com a abertura da unidade em Barra de São João, e informou que já está negociando a abertura de um posto de identificação civil para recém-nascidos no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, como parte do trabalho do Detran.RJ de combate ao problema do sub-registro civil da população.
“Queria agradecer ao governador Cláudio Castro e ao presidente do Detran, Glaucio Paz, pela parceria. E manifestar minha alegria e minha satisfação com a abertura do posto. O que a população espera da gente é serviço”, disse Ramon Gidalte.