Governo do Rio
Transparência
Governo Aberto
Ir para o menu (alt+1)
Ir para o busca (alt+2)
Ir para o conteúdo (alt+3)
Alto Contraste
Vlibras
Governo aberto
MENU
INÍCIO
VEÍCULO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Calendário
Intenção de Venda
Veículos Apreendidos
Formulários
Mais
HABILITAÇÃO
Agendamentos
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
CNH DIGITAL
Pessoa com Deficiência
Simulado
Formulários
Mais
IDENTIFICAÇÃO CIVIL
Agendamentos ㅤㅤ
Serviços
Consulta
Abertura de Processos
Detran e Você
Dúvidas
Formulários
Mais
INFRAÇÃO
Consultas de Multas
Nada Consta
Orientações Gerais
Cassação de CNH
Lista de infrações
Formulários
Mais
EDUCAÇÃO
Consultas Certificados
Escola Pública de Trânsito
Programa Trânsito
Simulado
Mais
DESMONTAGEM
O que é?
Serviços
TRANSPARÊNCIA
Endereço
Institucional
Ouvidoria
Licitações
Central de Atendimento
Privacidade
Corregedoria
Mais
POSTO DIGITAL
OuveRJ
GOVRJ
NOTÍCIAS
Filtro de NOTÍCIAS
Pesquisar
Maio Amarelo: Detran RJ conscientiza frequentadores da Quinta da Boa Vista
Imprimir
Domingo, 25 Mai 2025
Acessos: 359
O Detran RJ realizou uma ação educativa sobre segurança no trânsito, na manhã deste domingo (25/5), na Quinta da Boavista, na Zona Norte do Rio. Com foco nas crianças, o evento, que integra as atividades do Maio Amarelo, contou com a participação de órgãos e entidades parceiras. Criado pela ONU, em 2011, o Maio Amarelo é um movimento mundial de conscientização sobre a segurança no trânsito, que ocorre no mês de maio, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes nas vias.
Os frequentadores da Quinta da Boa Vista foram convidados a participar de diversas dinâmicas. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ distribuiu uma revista educativa para os pequenos se conscientizarem desde cedo sobre o perigo de não obedecer às leis de trânsito. Já a Operação Lei Seca ofereceu jogos educativos para os futuros condutores.
Para o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, a educação no trânsito cria uma cultura de respeito e responsabilidade nas crianças.
“De forma lúdica, as crianças precisam entender, desde cedo, que trânsito seguro é um assunto sério. Para estimular essa conscientização, nós promovemos palestras nas escolas e campanhas educativas voltadas especialmente para os pequenos - que, além de pedestres, serão futuros condutores. Somente a educação é capaz de torná-los pedestres responsáveis e motoristas conscientes”, declarou Farah.
Para os motoristas, o Detran RJ disponibilizou a dinâmica que simula os efeitos de álcool, drogas e privação do sono. Com óculos especiais, os participantes fizeram um circuito a pé, desviando de cones, e tiveram a noção de dirigir sob efeito de substâncias que alteram os reflexos e o comportamento do condutor. O Rio Ônibus levou um coletivo para mostrar onde ficam os pontos cegos.
Ao som da banda da Polícia Militar, o público presente também teve a oportunidade de assistir a uma demonstração de adestramento de cães e fazer equoterapia. As ações foram promovidas pelo Batalhão de Ações com Cães (Bac) e pelo Regimento de Polícia Montada, respectivamente.
Também participaram da ação a Operação Lei Seca, Polícia Militar, Rio Ônibus, CET-Rio, Cedae e Instituto Anjos.
Serviços
Atendimento
Ouvidoria