Os Arcos da Lapa e o Monumento da Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, estão iluminados de amarelo desde a noite desta sexta-feira (24/5) para celebrar o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para promoção da paz no trânsito. Eles se juntam a outros pontos turísticos como a Roda Gigante Yup Star e o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara de Vereadores do Rio, na Cinelândia, que também já foram iluminados na cor da campanha.
Entre as atividades do Maio Amarelo, nesta sexta-feira foi realizado um fórum de debates no auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio, que atende muitas vítimas de acidentes de trânsito. Na segunda-feira (27/5), a ação educativa do Detran.RJ será realizada na Arena da Juventude, em Deodoro, e na terça-feira (28/5), na Praia do Flamengo - sempre em parceria com Lei Seca, Cedae, Prefeitura do Rio, Instituto Pretos Novos, Rio Ônibus e Into.
O tema da campanha este ano é “Paz no trânsito começa por você”. Durante todo o mês, estão sendo realizadas atividades educativas como palestras em autoescolas, empresas e escolas, Olimpíada de Motoristas, caminhadas culturais, passeios ciclísticos e distribuição de antenas para motociclistas.
O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, enfatiza a importância da educação no trânsito para reduzir os acidentes: “A campanha é importante porque precisamos alertar as pessoas de que os veículos, se utilizados de forma incorreta, podem ser uma arma”.