Ação ocorreu em apoio à Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas


Agentes da Diretoria de Desmontagem do Detran RJ interditaram, nesta terça-feira (18/08), um ferro-velho irregular na Rua Retiro São Joaquim, bairro São Joaquim, em Itaboraí. A ação, realizada em apoio à operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), identificou que o comércio não tinha credenciamento no departamento. Também não foram apresentas as notas fiscais do material vendido. O proprietário foi conduzido à delegacia.

No comércio, as peças organizadas nas prateleiras não tinham etiquetas que permitissem a rastreabilidade do material. O proprietário terá 30 dias para apresentar as notas fiscais do que foi apreendido. Caso não cumpra o prazo, o conteúdo será encaminhado para reciclagem.

O Detran RJ orienta aos donos de ferros-velhos que busquem o departamento para que as atividades de vendas de peças automotivas e sucatas sejam regularizadas. Para ter acesso ao processo de regularização basta acessar o site oficial detran.rj.gov.br, na aba de Desmontagem. Esse processo valida toda a estrutura do comércio de acordo com a Portaria Portaria nº 6.880/2025 do Detran RJ, a legislação federal e as normas do Contran.  A medida garante a rastreabilidade de tudo o que é comercializado e reforça a segurança pública. Atualmente, a divisão contabiliza 146 ferros-velhos cadastrados e mais de 170 mil itens catalogados.