DOM ORANI E A IMAGEM PEREGRINA DE SÃO SEBASTIÃO

O Detran.RJ recebeu, na tarde desta segunda-feira (13/1), a imagem de São Sebastião, peregrino de esperança, santo padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro. A estátua do santo foi trazida à sede do departamento, durante a Trezena de São Sebastião, pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que acaba de completar 50 anos de sacerdócio. Na próxima segunda-feira, dia 20, comemora-se o Dia de São Sebastião.

A comitiva da Arquidiocese foi recebida pelo Vice-Presidente do Detran.RJ, André Mônica, e por diretores. O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, e a chefe de Gabinete da Presidência, Caroline Moreira, também participaram da celebração, realizada no auditório do departamento. Integrantes do coral Canta Detran entoaram músicas religiosas.

Durante a celebração, Dom Orani lembrou que este é um ano de jubileu na Igreja, um tempo forte da graça de Deus para todos. O lema para reflexão é “Peregrinos de esperança”, para que, mesmo diante dos desafios e adversidades, os cristãos nunca deixem de caminhar com esperança renovada. E São Sebastião é peregrino de esperança:

“A vida de São Sebastião é um constante sinal de esperança cristã. Mesmo sendo perseguido por defender a vida e a fé, São Sebastião não desistiu, porque sua esperança estava ancorada em Jesus Cristo, de quem recebia força, coragem e graças”.

Em 2025, celebram-se 15 anos de Trezena de São Sebastião. Durante o mês de janeiro, a imagem peregrina percorre diversos locais do Rio de Janeiro para ser um sinal da bênção de Deus que alcança a todos. “A imagem passa pela cidade para lembrar esse homem de Deus e exaltar as pessoas a não perder a esperança”, disse Dom Orani.

Após a celebração, o vice-presidente André Mônica, agradeceu a presença da equipe de Dom Orani e afirmou que receber a imagem do padroeiro na sede do departamento foi uma honra e uma bênção.