Como parte das atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito, o Detran.RJ realizou nesta terça-feira (28/05) uma blitz educativa no Aterro do Flamengo, Zona Sul Do Rio. Motoristas foram abordados e receberam dicas e folders mostrando a necessidade de se cumprir regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para preservar vidas no dia a dia nas ruas, estradas e avenidas do Estado.
Na segunda-feira (27/05) a ação educativa aconteceu na Vila Militar e na Arena da Juventude, em Deodoro. Foram ministradas palestras para cerca de 130 militares. Eles participaram dos testes que simulam sensações como alterações após utilização de álcool, drogas, medicamentos e dirigir com sono. Ao final da ação educativa a Vila Militar foi iluminada na cor amarela, que representa a campanha Maio Amarelo.
“Promovemos ações educativas quase que diariamente, com o objetivo primordial de reduzir os alarmantes índices de acidentes em nosso estado”, ressalta o coordenador de Educação para o trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira.
Durante todo o mês de maio, a Coordenadoria de Educação do departamento vem realizando uma série de blitzen educativas, fóruns sobre segurança viária, conscientização de alunos do ensino fundamental, palestras em empresas, autoescolas e universidades, distribuição de coletes refletivos e antenas corta-pipas, passeio ciclístico, caminhada cultural e olimpíadas de motoristas.
Além disso, para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, pontos turísticos foram iluminados de amarelo, como: Arcos da Lapa, Monumento de Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, Roda Gigante Yup Star e Palácio Pedro Ernesto e sede da Câmara de Vereadores do Rio, na Cinelândia.