Mulher participa de atividade com óculos do Detran que simulam reações ao dirigir sob o efeito de com álcool, drogas e sono. Ao fundo alguns fuscas

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ participou neste domingo do Encontro de Carros Antigos Lord’s VW no shopping Aerotown, na Barra da Tijuca. No local os integrantes do encontro foram convidados a participar dos testes do Detran com óculos especiais que simulam dirigir sob o efeito de álcool, drogas e sono.

Um dos primeiros a participar do teste foi o coordenador do encontro, o comerciário Fernando Pacheco, de 55 anos. Ele colocou os óculos que simula dirigir sob o efeito de bebida alcóolica e passou pelos cones do teste derrubando quase todos.  Para ele a experiência foi única e um alerta para que os motoristas não bebam quando forem dirigir.

“Achei o teste fantástico. Nunca imaginei que a reação fosse essa. Por isso meu alerta para que quando beber não é bom dirigir. Acho muito válido essa iniciativa do Detran”, disse.

A analista de sistemas Simone Moraes, de 54 anos, também participou do teste utilizando os óculos que faz a simulação de dirigir com sono. Ele ficou impressionada com o efeito.

“Nossa tive reações que não imaginava. Esse trabalho de conscientização do Detran é muito bom”, comentou.

Essa foi a primeira vez que o Detran.RJ levou para o encontro de carros antigos a simulação de efeitos de substâncias tóxicas ou sono. O departamento, no entanto, faz sempre ações de educação no trânsito nesse tipo de evento com panfletagens e alertas para a direção segura.