Em função da alta procura, serviços de identidade serão oferecidos também nesta sexta-feira (5/12), para quem já retirou a senha previamente

A psicóloga Aline Massarella Melo, de 40 anos, comemorou a realização do programa Detran em Movimento em Araruama. De uma só vez, ela conseguiu tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em um mesmo local, sem necessidade de agendar os atendimentos. Aline foi uma das mais de mil pessoas que compareceram, nesta quinta-feira (04/12), ao Centro de Convenções de Araruama, onde foi realizada nova etapa do mutirão de serviço.

"Foi muito bom poder tirar os dois documentos quase ao mesmo tempo, no mesmo lugar. Estou saindo daqui muito satisfeita com o atendimento que recebi do Detran. Tudo funcionou perfeitamente, como eu esperava", disse a psicóloga.

O Detran em Movimento leva todos os seus serviços para as cidades, com o objetivo de ampliar o alcance do atendimento. Eles puderam tirar documentos, transferir a propriedade e emplacar veículos, fazer vistorias, recorrer de multas de trânsito e resolver pendências. A cada semana, o programa vai a um município do Estado do Rio. Em Araruama, devido à grande demanda da população, o atendimento para emissão de carteiras de identidade foi ampliado e continuará sendo prestado nesta sexta-feira (5/12), mas apenas para quem já recebeu senhas e não pôde ser atendido hoje.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Araruama, que também ofereceu uma série de serviços aos moradores. O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, disse que o Detran em Movimento atende ao objetivo do órgão de estar mais próximo dos cidadãos fluminenses, oferecendo um serviço de mais qualidade.

"Levando sua estrutura aos municípios, o Detran RJ atende melhor o cidadão, com a dignidade e o respeito que ele merece. Todos os serviços do Detran RJ são oferecidos em um mesmo lugar, sem agendamento", disse o presidente do Detran RJ, Rodrigo Dias Coelho.

Além de tirar ou renovar documentos, os moradores participaram de ações educativas e tiveram acesso à Ouvidoria do Detran RJ, ao serviço de recurso de infrações e ao Protocolo, para dar início a processos administrativos.

A vice-presidente do Detran RJ, Penha Bernardes, coordenadora do Detran em Movimento, ressaltou a grande procura pelos serviços do Detran e a parceria com a Prefeitura de Araruama, que ofereceu a estrutura do Centro de Convenções.

"A parceria do Governo do Estado com a Prefeitura permitiu que os moradores tenham acesso facilitado aos serviços, principalmente à emissão de documentos importantes como a Carteira de Identidade Nacional e a CNH. O Detran em Movimento atraiu, inclusive, moradores de cidades vizinhas. É o Detran oferecendo serviços de qualidade à população", disse a vice-presidente, ao lado da prefeita Daniela Soares.

O atendimento desta sexta-feira, apenas para emissão da carteira de identidade, será realizado de 9h às 12h. A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. É necessário que o cidadão leve sua certidão de nascimento ou casamento original e tenha CPF. Sem a certidão não será possível tirar a CIN, mesmo que a pessoa já tenha identidade. Quem não tem mais a certidão precisa antes obtê-la nos cartórios. O documento de identidade atual continua válido até 2032, de forma que os cidadãos não precisam se apressar para tirar a CIN. Nesta sexta não haverá emissão de CNH.

A cada semana o programa Detran em Movimento será realizado numa cidade diferente. As próximas a receber o programa serão anunciadas em breve. Acompanhe no site do Detran.