A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ participou, nesta sexta-feira (16/1), da ação social TÁXI+: Saúde, Direitos e Segurança no seu Caminho, realizada na área de desembarque do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.

Das 9h às 13h, foi desenvolvida com taxistas uma ação educativa para demonstrar os efeitos da alteração da percepção causados pelo consumo de álcool, fadiga e outras condições que comprometem a capacidade de dirigir. Para isso, os educadores do Detran RJ usaram óculos que simulam os efeitos de álcool e drogas.

A atividade desenvolvida pelo Detran RJ tem como objetivo conscientizar os taxistas sobre os riscos associados à condução de veículos em condições inadequadas, reforçando a importância de atitudes responsáveis, com respeito aos princípios da direção defensiva e às normas de trânsito.

Por meio da experiência prática proporcionada pelos óculos simuladores, os participantes puderam compreender, de maneira lúdica, como pequenas alterações nos sentidos podem resultar em grandes riscos à segurança viária. Outros órgãos estaduais e municipais promoveram atividades com os taxistas, com vacinação, corte de cabelo e outras iniciativas.

A participação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ reforça o compromisso com a prevenção de sinistros, a promoção da cidadania e a valorização da vida no trânsito, especialmente entre profissionais que exercem atividade remunerada e lidam diariamente com a responsabilidade de transportar pessoas.