Peça de carro furtado e ferramentas utilizadas no corte e na desmontagem de veículos foram encontradas no local

Um ferro-velho irregular foi interditado, nesta quarta-feira (04/11), por equipes da Operação Desmonte do Detran RJ, durante uma ação da força-tarefa que fiscaliza a venda de sucatas e peças automotivas usadas. O comércio funcionava na Avenida Brasil, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. No local, agentes encontraram um capô de um Fiat Palio furtado em 2024, na região de Campinho. O proprietário foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, sob suspeita de receptação.

Durante a fiscalização, foi constatado que o comércio não possuía credenciamento do Detran RJ para exercer atividades de desmontagem de veículos. Além disso, as peças comercializadas não estavam cadastradas nem possuíam as etiquetas obrigatórias de identificação e rastreabilidade, conforme determina a legislação. Os fiscais também encontraram diversas ferramentas que poderiam ser utilizadas no corte e na desmontagem de veículos.

Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que também participaram da operação, identificaram possíveis riscos ambientais no estabelecimento. Peças automotivas estavam espalhadas diretamente sobre o solo de terra, com derramamento de óleo e outros resíduos. Todo o material encontrado no ferro-velho foi recolhido e encaminhado a empresas de reciclagem cadastradas junto ao Detran RJ.

O presidente do Detran RJ, Carlos Eduardo Sarmento, disse que as ações serão intensificadas tanto na capital quanto no interior do Estado. 

“Vamos intensificar as ações na capital e no interior. Nosso objetivo é orientar  todos os proprietários desse tipo de comércio a procurarem o departamento, realizarem o  cadastro e atuarem dentro da lei, com peças rastreáveis, proporcionando mais segurança aos consumidores e comerciantes”, destacou.