Alexandre Simonini
Dando início às atividades da Semana Nacional de Trânsito, (de 18 a 25 de setembro), a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ promoveu, nesta quarta-feira (18/9), uma ação educativa na Ponte Rio-Niterói, em parceria com a concessionária Ecoponte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Lei Seca. Os condutores abordados receberam dicas importantes de segurança no trânsito e puderam participar das dinâmicas que simulam a colisão de um veículo e o uso de álcool e drogas ao volante. Os motoristas também tiveram a oportunidade de assistir um vídeo educativo sobre o perigo de conduzir um veículo que desrespeita as leis de trânsito.
O tema da Semana Nacional de Trânsito é “Paz no trânsito começa por você”. O supervisor de vendas Fábio Bastos, de 53 anos, morador de São Gonçalo, recebeu material educativo e participou de um circuito educativo do Detran.RJ utilizando óculos que simulam o efeito do uso de álcool. Ele ficou impressionado com suas reações ao realizar a dinâmica.
“Vi o quanto os reflexos ficam prejudicados. Além de pôr nossa vida em risco, podemos provocar acidentes com diversas vítimas. Se cada um fizer a sua parte, as chances de colisão reduzem bastante. Temos que ter consciência de que pequenos deslizes podem ser fatais”, disse Fábio.
O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira, disse que para reduzir o número de acidentes é necessário que os condutores adotem novo comportamento, deixando o trânsito mais humano, harmônico e seguro.
“A educação no trânsito está atrelada à direção defensiva. Para promover um trânsito mais pacífico e seguro, temos que mudar nossa atitude nas vias, ter mais empatia e um olhar voltado para o coletivo. É responsabilidade de cada um de nós proteger a própria vida e de todos ao redor. Só assim iremos reduzir os alarmantes índices de sinistros de trânsito”, afirmou Moreira.
O grande destaque da ação, o simulador de impacto que leva o condutor a sentir a sensação real da colisão de um veículo a 40 quilômetros por hora, levou os participantes a refletirem sobre os perigos de um acidente de trânsito.
“Achei realista e impactante. A gente sente o movimento do carro perfeitamente. Qualquer pessoa que faça a dinâmica vai perceber que algo mais grave aconteceria se a velocidade fosse maior. Sensacional!”, disse o servidor público Erivelton Guedes.
A Semana Nacional de Trânsito (SNT) acontece todos os anos no mês de setembro. Nesse período, os órgãos e entidades ligadas ao trânsito promovem diversas atividades e campanhas em todo o país, com o intuito de alertar a população sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e os riscos envolvidos no ato de dirigir.
Nesta quinta-feira, dia 19, a atividade educativa será no Cefal – Centro Educacional, em Realengo, Zona Oeste do Rio, com exibição de desenho animado, palestra educativa e a participação do Coral Canta Detran, formado por funcionários do departamento. Os estudantes vão receber brindes e materiais educativos. No mesmo dia, será apresentada a palestra “Trânsito Seguro – Compromisso de Todos” na empresa BB Tecnologia e Serviços, no Centro do Rio.