Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

14/06/2024 13:58:00

DIA D: DETRAN.RJ ATENDE PÚBLICO PCD COM PRIORIDADE EM TODO O ESTADO

 Alexandre simonini


O Detran.RJ realizou, nesta sexta-feira (14/6), a segunda edição deste ano do Dia D, destinado ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência. No Posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho, no Rio, e em 18 Ciretrans, foi disponibilizada a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, do Detran.RJ, que oferece aulas gratuitas de direção para quem precisa de carro adaptado.
 
A ação, em homenagem ao Dia do Orgulho Autista,  celebrado em 18 de junho, contou a participação da Casa da Inclusão, da Secretaria de Trabalho e Renda, que ofereceu vagas de emprego, e da Fundação Leão XIII, que cadastrou os usuários para a retirada de benefícios e isenção de taxas.
 
A estudante de arquitetura Bruna de Almeida, de 30 anos, chegou cedo para se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas.

“Como o processo de primeira habilitação é gratuito, resolvi me inscrever no programa. Com a carteira de motorista, terei mais autonomia para realizar minhas tarefas cotidianas. Hoje, por exemplo, ninguém se levantou para eu sentar no Metrô. Quero tirar minha CNH para não depender de ninguém", disse a moradora de Nilópolis.
 
Nas unidades de Identificação Civil do Detran.RJ, o público PCD teve a possibilidade de emitir a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial. No documento, podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental (ou intelectual), física, auditiva ou do espectro autista. 
 
O morador de Realengo Ivan Custódio, de 46 anos, que trabalha na Comlurb, se inscreveu no Cidadania Sobre Rodas e aproveitou a oportunidade para fazer o curso  Oficina sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica.
 
“Pra mim, que nunca tive carro, foi uma oportunidade única. Aprendi a verificar o nível do óleo, a fazer o teste para saber se o pneu está gasto, além de tirar dúvidas sobre a manutenção do veículo. Quando comprar meu carro, saberei lidar com algumas situações”, ressaltou. 
 
Em breve, no Posto Detran Acessível - PCD, haverá um espaço destinado aos usuários com autismo. A unidade, voltada para o atendimento das pessoas com deficiência, foi totalmente adaptada às especificidades do público PCD. 
 
“Agora, teremos um local exclusivo para acolher os usuários com transtorno do espectro autista, com iluminação especial, jogos interativos e profissionais qualificados”, adiantou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira.
 
Ainda em 2024, haverá mais duas edições do Dia D, em datas a serem definidas.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004