Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

01/12/2022 16:35:00

DETRAN.RJ EMITE DOCUMENTO DE IDENTIDADE PARA PCDS DURANTE AÇÃO EM PARCERIA COM TJRJ

 Alexandre Simonini


Com emissão de carteira de identidade para Pessoas com Deficiência (PCD), o Detran.RJ, por meio da Diretoria de Identificação Civil, participou, nesta quinta-feira (1/12), de uma ação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ). A programação, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi promovida pelo TJRJ, que também ofereceu outros serviços em sua sede.

“Estamos aqui atendendo a pessoas portadoras de deficiência, em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, após contatos com a desembargadora Regina Lúcia Passos. O objetivo é eliminarmos os sub-registros em nosso estado. Mais uma vez, com a orientação do governador Cláudio Castro e do presidente do Detran.RJ, Adolfo  Konder,  estamos cumprindo a missão de levar mais cidadania e dignidade para a população fluminense”, ressaltou o diretor de Identificação Civil do Detran.RJ,  Pedro Thompson.

Sem necessidade de agendamento prévio e de forma gratuita, dezenas de pessoas puderam solicitar a carteira de identidade. Além de promover a inclusão, o documento de identificação possibilita o requerimento e obtenção de benefícios sociais. A psicóloga Fernanda Rego chegou cedo para solicitar o documento com o símbolo da deficiência e o cartão diferenciado PCD.

“Tenho a carteira de identidade com identificação da deficiência. Mas, agora, como tem o símbolo específico da deficiência no documento, é muito importante para gente ser reconhecido e acessar nossos direitos. E ainda tem o cartão diferenciado com o registro da deficiência. É por isso que estou aqui, para pegar o cartão diferenciado PCD”, disse a psicóloga.

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ, desembargadora Regina Lúcia Passos, disse que a ação foi realizada para facilitar a vida da pessoa com deficiência.

“Nossa comissão tem uma função muito importante, que é promover e orientar a questão da acessibilidade e da inclusão. Esse evento foi feito para que as pessoas com deficiência tivessem a oportunidade de resolver suas demandas em um único lugar. O Tribunal vai auxiliar as políticas públicas necessárias para que a acessibilidade e a inclusão aconteçam de forma verdadeira e adequada, já que estima-se que 25% da população têm algum tipo de deficiência”, destacou a desembargadora.  

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004