Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

20/10/2021 17:31:00

DÚVIDAS SOBRE A IDENTIDADE DIGITAL E O PASSO A PASSO DE COMO BAIXAR O DOCUMENTO



O Governo do Estado, por meio do Detran.RJ, lançou a ‘Identidade Digital RJ’. Com ela, os cidadãos do Estado do Rio poderão ter o documento de identidade também no telefone celular, com validade em todo o território nacional. A nova “Identidade Digital RJ” está disponível nas principais plataformas digitais - lojas Android e IOS -, oferecendo mais praticidade a quem precisa usar o documento no dia a dia.

Lembrando que a Identidade Digital RJ está disponível, de início, para quem tem carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019, que já possuem o QR Code na parte interna para validação.

Principais Dúvidas

É obrigatório ter a carteira de identidade no telefone celular?

Não é obrigatório. Esta é apenas mais uma facilidade oferecida pelo Governo do Estado, por meio do Detran.RJ, para quem não quer usar o documento físico, em papel. É uma réplica, em formato eletrônico, da carteira de identidade física, com todos os dados contidos nela.

Perdi minha identidade no papel. Posso circular só com a digital, sem precisar tirar a segunda via?

Por um período, sim. Entretanto, o app possui uma rotina de autenticação anual da Identidade Digital. A cada 12 meses, será necessário fazer a revalidação dos dados pessoais a partir da utilização da carteira física.

Menores de 18 anos também podem ter identidade digital?

Não. Somente os cidadãos com idade a partir de 18 anos, que tenham carteira de identidade emitida pelo Detran-RJ a partir de 5 de abril de 2019.

Boates, casas de shows e outros estabelecimentos vão aceitar a carteira digital?

Sim, a carteira digital tem o mesmo valor jurídico do documento impresso.

A versão digital da minha identidade tem prazo de validade?

Sim, ela precisa ser revalidada a cada 12 meses, para garantir mais segurança aos usuários. Além disso, a Portaria DETRAN Nº 6037, de 23/09/21, estabelece que a partir de 2029 a carteira digital somente será disponibilizada para os cidadãos que tiverem a carteira de identidade física emitida há menos de dez anos.

Se eu perder, for roubado ou trocar de celular vou precisar refazer o processo de validação no novo aparelho para conseguir baixar o documento? Como faço para proteger os dados?

Sim. Os dados contidos na sua Identidade Digital estão protegidos através da senha de acesso e você poderá baixar sua Identidade Digital em outro dispositivo móvel, o que desabilitará a versão existente no celular roubado ou perdido.

Preciso estar conectado à internet para utilizar a identidade digital?

Sim. A conexão com a internet é necessária para efetuar validações dos dados do portador da carteira física.

Preciso ter carteira de identidade física para ter acesso à identidade digital?

Sim. Você precisa possuir a carteira de identidade física, emitida a partir de 5 de abril de 2019, pois será efetuada a validação do QR CODE impresso no verso do documento para obter a versão digital. Quem tiver carteira emitida antes de 5 de abril de 2019 precisa providenciar a segunda via nos postos do Detran.

Se a carteira de identidade física estiver vencida, poderei obter a carteira digital?

Não. Você deverá primeiro renová-la, agendando o seu atendimento para um posto de identificação do Detran. Caso a identidade física perca a validade, sua identidade digital será bloqueada automaticamente.

Posso ter a minha identidade digital em mais de um aparelho celular?

Não. Por motivos de segurança, caso você tente uma segunda instalação, em outro aparelho, todo o processo de validação deverá ser refeito, e automaticamente será bloqueada a identidade digital do aparelho anterior.

Esqueci a senha de acesso à identidade digital. O que devo fazer?

Você poderá redefinir a sua senha através do app, que solicitará uma nova prova de vida.

Como devo proceder em caso de furto, roubo ou extravio da carteira de identidade em papel?

Para que o cidadão se resguarde, além do Registro de Ocorrência feito em delegacia policial, recomendamos que faça a comunicação junto ao Detran-RJ, através de formulário que pode ser impresso no site do departamento. Em seguida, agende para solicitar a segunda via, de forma gratuita, mediante apresentação do R.O. De posse da nova carteira física, acesse o app e baixe a nova Identidade Digital.

Casei e acrescentei o sobrenome do meu marido. Como faço para atualizar meus dados na carteira de identidade digital?

Você precisará primeiro atualizar sua carteira de identidade física e, com ela em mãos, efetuar a atualização no app baixando a nova identidade digital.

Quais são as medidas de segurança adotadas pelo Detran.RJ para disponibilizar a Identidade Digital RJ?

O Detran.RJ monitora continuamente o ambiente tecnológico, com análises e testes de segurança da informação nos sistemas, seguindo os mais elevados padrões técnicos a fim de que seja possível proteger os dados (pessoais e sensíveis) dos usuários. Entre as medidas de segurança adotadas para o software, destacamos: validação de QR CODE, reconhecimento facial, prova de vida e cadastramento de PIN (senha de acesso).

Veja como baixar

Clique no vídeo abaixo e veja como baixar o documento no seu smartphone! É simples e rápido!

Mais facilidade para você! Aproveite!

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004