Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

18/09/2021 18:36:00

DETRAN.RJ INICIA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO COM SÉRIE DE ATIVIDADES EDUCATIVAS

 Alexandre Simonini


Acões de hoje aconteceram no MAR, na Praça Mauá, e na Barra da Tijuca
 
 
Dando início à Semana Nacional de Trânsito, cujo objetivo é chamar a atenção para os altos índices de acidentes nas ruas e estradas do estado e de todo o país, o Detran.RJ realizou, neste sábado (18/09), uma série de atividades lúdicas e educativas.

Com o tema “Pedestres e ciclistas: ver e ser visto”, a Semana Nacional de Trânsito, que vai até o dia 25/09, reforça a necessidade de proteger o elo mais frágil e vulnerável da engrenagem do trânsito: os que saem às ruas a pé ou de bicicleta.

"Hoje iniciamos uma série de atividades educativas, com atenção especial aos pedestres e ciclistas, que são os mais frágeis no trânsito. Será uma semana muito importante para todos nós que trabalhamos com o trânsito, mas também para toda a sociedade. É o momento de  refletirmos sobre a responsabilidade de cada um de nós para reduzir os altos índices de acidentes. E a educação, sem dúvida, é o melhor caminho para a mudança de atitude no trânsito", ressalta o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.


Atrações no Museu de Arte do Rio (MAR):

Para sensibilizar a todos sobre a urgência de promovermos um trânsito mais seguro, o Detran.RJ organizou, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), diversas atividades de promoção da educação para o trânsito voltadas para adultos e crianças.

Neste sábado (18/09), foram realizadas oficinas de manutenção de bikes conduzidas pelo braço educativo pelo Coletivo BiciPersé (formado por mulheres que trabalham no conserto de bicicletas difundindo discussões de gênero e sexualidade). 

O engenheiro Filipe José elogiou  a oficina de manutenção de bicicletas. "Comprei uma bike para ir ao trabalho e precisava tirar algumas dúvidas. Aprendi a
remendar o pneu furado e regular os freios.Também recebi dicas preciosas de como limpar e lubrificar a bike. As meninas são atenciosas e muito simpáticas. Parabéns ao Detran pela ação!",  disse o morador do Flamengo.

Para o público infantil, uma oficina de criação artística, com o tema “Ver e ser visto na cena carioca”, fez sucesso entre as crianças, que foram incentivadas a fazer colagens sobre como elas se locomovem ou gostariam de se locomover na cidade. Alunos da Escola Municipal Francisco Barbosa Leite, de Duque de Caxias, estiveram presentes.

A programação incluiu, ainda, a Roda de Conversa Mobilidade Ativa na Cidade, com o coletivo Mico Leão SSA, e uma pedalada em pequeno percurso na Praça Mauá. Foram discutidas estratégias de mobilidade urbana segura e a importância das bicicletas como transporte alternativo. Houve também um evento de contação de histórias com o tema Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade.


Blitz Educativa

O departamento também realizará blitzes educativas na capital e em diversas regiões do estado durante toda a semana. Neste sábado (18/09), na Barra da Tijuca, na altura do Hotel Windsor, agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizaram uma blitz educativa para pedestres e ciclistas, com informações de direção segura, distribuição de 350 brindes e intervenção de seis artistas circenses. 

Pedestres e ciclistas foram orientados sobre do uso de equipamentos e vestimentas que os tornem mais visíveis, principalmente à noite, quando aumentam os riscos de acidentes.

"Acho importantíssimo ter ações como essas, que, de forma lúdica e criativa, fazem as pessoas refletirem sobre os perigos no trânsito", disse o morador da Barra da Tijuca, Nelson Antônio Melo.


Saiba mais sobre a programação da Semana Nacional de Trânsito no site do  Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br).
 
 

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004