Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 

Notícias

17/09/2021 15:54:00

DETRAN.RJ LANÇA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO COM O TEMA “PEDESTRES E CICLISTAS: VER E SER VISTO”



Departamento promoverá eventos e ações educativas no Museu de Arte do Rio (MAR)
 
A Semana Nacional de Trânsito 2021 começa neste sábado (18/09) e vai até o próximo dia 25, com o objetivo de chamar a atenção para os altos índices de acidentes nas ruas e estradas do estado e de todo o país. Este ano, o tema é “Pedestres e ciclistas: ver e ser visto”. A campanha reforça a necessidade de proteger o elo mais frágil e vulnerável da engrenagem do trânsito: os que saem às ruas a pé ou de bicicleta. 
 
Para marcar a Semana, o Detran.RJ programou uma série de eventos e ações educativas. E está lançando, amanhã (18/09), uma campanha publicitária – com veiculação em rádios, jornais, mídia exterior e internet - para sensibilizar a todos sobre a urgência de promovermos um trânsito mais seguro.
 
Além da campanha, serão realizadas blitzes educativas na capital e em diversas regiões do estado, com informações de direção segura, distribuição de brindes e intervenção de artistas de circo. No Rio, o Detran.RJ está organizando, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), atividades de promoção da educação para o trânsito voltadas para adultos e crianças. 
 
Haverá oficina de criação artística para o público infantil, com tema relacionado à mobilidade urbana; aula prática para as crianças aprenderem a pedalar; intervenção de artistas de circo com foco em educação no trânsito; roda de conversa sobre estratégias de circulação segura nas cidades; e oficina de manutenção de bikes. 
 
A programação inclui, ainda, um fórum sobre trânsito, mobilidade urbana e sustentabilidade, com a presença do presidente do Detran, Adolfo Konder, do secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, entre outros convidados. E também uma live com debates sobre o papel da mulher no trânsito e o projeto Detran.RJ Mulher, com a participação de Juliana Costa, assessora-chefe de Gestão e Modernização do Detran, e de outros convidados.
 
As peças publicitárias orientam pedestres, ciclistas e motociclistas a adotarem boas atitudes no trânsito, que ajudam a prevenir acidentes. Uma delas mostra uma ciclista pedalando junto ao meio-fio, ao lado de um veículo, com a frase: “Pedalar é mais seguro quando você segue o sentido do trânsito.” Outra peça mostra uma moça atravessando a via na faixa de pedestres, com a frase: “Deixe para conferir o celular só depois de atravessar”. Para os motociclistas, o aviso é: “Vai de moto? Vai na responsa com todos os equipamentos de proteção.” Todas as artes usam palavras-chaves para a paz no trânsito, como “empatia”, “cuidado”, “respeito” e “segurança”, além do slogan “Uma boa atitude inspira a próxima”.
 
 
Pedestres e ciclistas 
 
Nas ações educativas, pedestres e ciclistas serão orientados sobre do uso de equipamentos e vestimentas que os tornem mais visíveis, principalmente à noite, quando aumentam os riscos de acidentes. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, 2.659 pedestres e 315 ciclistas morreram em acidentes de trânsito, no Estado do Rio, entre janeiro de 2016 e julho de 2021. Só nos primeiros sete meses deste ano, 88 pedestres e 26 ciclistas perderam a vida. 
 
"A educação é o melhor caminho para a paz no trânsito. Queremos sensibilizar todos os atores do trânsito no estado. Mas, na campanha deste ano, daremos uma atenção especial aos mais frágeis no trânsito: os pedestres e ciclistas. Os próximos dias serão voltados para a prevenção de acidentes e para as ações educativas. É uma semana muito importante para todos nós que trabalhamos com o trânsito, mas também para toda a sociedade. É o momento de prestar atenção neste tema e de refletir sobre como podemos reduzir os altos índices de acidentes”, afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. 
 
 
Números de Acidentes 
 
Depois de um período de redução, por conta da pandemia, o número de acidentes subiu um pouco no Estado do Rio, com a retomada da atividade econômica - o que é considerado normal. Só este ano, foram registrados, até o mês de julho, 9.303 acidentes de trânsito, com 11.826 vítimas (1.081 pessoas morreram e 10.745 ficaram feridas). Na comparação com o período de janeiro a julho de 2020, o número de vítimas este ano é 21,3% maior. O de mortos cresceu 8,2%. Devemos, contudo, mais uma vez, considerar a pandemia e os meses de maior confinamento. 
 
 
Dia D para pessoas com deficiência 
 
Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran.RJ também vai promover o Dia D, como é chamado o dia atendimento prioritário a pessoas com deficiência. No próximo dia 24, uma sexta-feira, o público PCD poderá realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento. Os serviços veiculares serão disponibilizados, também sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), em São Cristóvão. 
 
Também estará disponível para o público PCD a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD ou a 13 Ciretrans. Haverá ainda o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis. 
 
Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência. Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. 
 
No dia 22/09, quarta-feira, será celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, além de propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação a carros e motocicletas. Nesta data, o Detran.RJ vai realizar uma ação educativa especial para pedestres e ciclistas na Avenida Atlântica, em Copacabana, próximo ao Hotel Copacabana Palace. 
 
 
Saiba mais sobre a programação da Semana Nacional de Trânsito do Detran.RJ
 
 
No Museu de Arte do Rio (MAR): 
 
18/09 - Sábado 
 
Oficinas de manutenção de bikes conduzida pelo braço educativo do MAR junto com o Coletivo BiciPersé (formado por mulheres que trabalham no conserto de bicicletas difundindo discussões de gênero e sexualidade).  
11h às 12h - Oficina 1 de manutenção de Bikes com o Coletivo BiciPersé.
13h às 14h - Oficina 2 de manutenção de Bikes com o Coletivo BiciPersé.
14h30 às 15h30 - Oficina 3 de manutenção de Bikes com o Coletivo BiciPersé.
10 pessoas em cada oficina 
 
13h às 15h – Oficina de criação artística para crianças, com o tema “Ver e ser visto na cena carioca”. As crianças serão incentivadas a fazer imagens sobre como elas se locomovem ou gostariam de se locomover na cidade.
Até 30 crianças 
 
15h30 às 17h – Roda de Conversa Mobilidade Ativa na cidade com o coletivo Mico Leão SSA, com pedalada em pequeno percurso na Praça Mauá. Serão discutidas as estratégias de mobilidade urbana segura e a importância das bicicletas como transporte alternativo.
25 pessoas 
 
16h às 17h – Contação de histórias: mobilidade urbana e o direito à cidade. Com o Coletivo Vento Sutil
20 participantes (10 crianças e 10 responsáveis) 
 
 
19/09 - Domingo 
 
11h às 12h - Oficina 1 de manutenção de Bikes com o Coletivo BiciPersé.
13h às 14h - Oficina 2 de manutenção de Bikes com o Coletivo BiciPersé.
14h30 às 15h30 - Oficina 3 de manutenção de Bikes com o Coletivo BiciPersé.
10 pessoas em cada oficina 
 
13h às 15h – Oficina de criação artística para crianças, com o tema “Ver e ser visto na cena carioca”. 
Até 30 crianças 
 
11h às 16h – Escola de Pedalar – Palestras com atividades práticas da Escola de Pedalar com o grupo Bike Anjo. Além de aprender a pedalar, os participantes vão circular pelos pilotis do MAR e pela Praça Mauá, em frente ao museu.
Sem número máximo de participantes 
 
11h às 16h – Performance circense para “Ver e ser visto no trânsito". Com artistas da Companhia Up Leon, que vão distribuir panfletos com informações educativas. 
Sem número máximo de participantes 
 
 
25/09 – Sábado
 
12h - Abertura da exposição “Crônicas Cariocas” e encerramento da Semana Nacional de Trânsito, com as obras produzidas pelas crianças durante as oficinas de criação artística.
Entrada franca no museu. 
 
 
01/10 – Sexta-feira
 
Fórum Trânsito, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade 
 
10h às 12h – Mesa-redonda sobre mobilidade urbana e outros temas de trânsito com a participação do presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder; do presidente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico Carneiro, e de outros convidados.
12h30 às 13h30 – Palestra sobre mobilidade urbana 
13h30 às 14h00 – Homenagem a personalidades ligadas ao trânsito que se destacaram em 2020/2021. 
 
 
Ações da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ: 
 
18/09 - Sábado
 
Blitz educativa para pedestres e ciclistas na Barra da Tijuca  
Local: Avenida Lúcio Costa, nº 2630, altura do Hotel Windsor
Hora: 10h às 12h
(Com intervenção circense e distribuição de brindes) 
 
 
19/09 - Domingo 
 
Blitz educativa para pedestres e ciclistas na Praça Mauá
Local: Arredores Museu de Arte do Rio (MAR) 
Hora: 10h às 12h 
(Com intervenção circense e distribuição de brindes) 
 
 
20/09 – Segunda-feira 
 
Blitz educativa em parceria com a Polícia Rodoviária Federal em Mesquita 
Local: Av. Dr. Carvalhães, em frente ao nº 501, Rocha Sobrinho
Hora: 9 às 12h 
 
Blitz educativa para pedestres e ciclistas na Tijuca
Local: Praça Saens Peña 
Hora: 11h às 13h 
(Com intervenção circense e distribuição de brindes) 
 
 
21/09 – Terça-feira
 
Blitz educativa para automóveis em São Gonçalo
Local: Rua Fonseca Ramos, s/n, Estrela do Norte, Centro de São Gonçalo
Hora: 8h às 11h
(Com intervenção circense e distribuição de brindes) 
 
 
22/09 – Quarta-feira – Dia Mundial Sem Carro 
 
Blitz educativa para pedestres e ciclistas em Copacabana
Local: Na Avenida Atlântica, próximo ao Copacabana Palace
Horas: 10 h às 12h
(Com intervenção circense) 
 
 
22/09 – Quarta-feira
 
Blitz educativa para pedestres e ciclistas em Rio Bonito
Local:  Praça central
Horas: 10 h às 12h 
 
 
23/09 – Quinta-feira 
 
Blitz educativa para carros no Centro do Rio 
Local: Avenida Presidente Vargas (em frente à sede do Detran – sentido Candelária)
Hora: 8h às 11h e 13h às 15h
(Com intervenção circense e distribuição de brindes) 
 
 
24/09 – Sexta-feira
 
Blitz educativa em Teresópolis   
Local: Av. Lúcio Meira, 833, Várzea
Hora:  10 às 12h
(Com intervenção circense e distribuição de brindes)
Entrega de certificados para agentes de trânsito de Teresópolis no I FORÚM de Segurança
Hora: 8h às 13h30 
 
25/09 – Sábado
 
Blitz educativa em Madureira
Local: Parque de Madureira
Hora: 11 às 13h
(Com intervenção circense e distribuição de brindes) 
 
 
Dia D para pessoas com deficiência:
 
24/09 – Sexta-feira
 
9h – Dia D Detran.RJ - Ação especial para pessoas com deficiência promovida pelo Detran no Posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho, na região central do Rio.
 

 
Live Detran.RJ Mulher:
 
22/09 – Quarta feira 
 
17h - Live com debates sobre o papel da mulher no trânsito e o projeto Detran.RJ Mulher, com a participação de Juliana Costa, assessora-chefe de Gestão e Modernização do Detran, e de outros convidados.
 
 
Operação em conjunto com a Lei Seca:
 
23/09 – Quinta-feira
 
21h às 2h – Coordenação da Lei Seca vai realizar operação em conjunto com o Detran, e com o apoio de drones do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do Governo do Estado.
 
Local: Barra da Tijuca, em endereço a ser definido

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004