Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação
e CNH Permissão

O que é?

É a emissão de uma nova Carteira de Habilitação, por solicitação do motorista, por causa de dano ou rasura, extravio, roubo ou furto do documento.

Documentação

  • Original do documento de identificação válido (que contenha foto, filiação e naturalidade);
  • Comprovante de inscrição no CPF;
  • Original do comprovante de residência ou fazer *declaração de residência.
  • Original do Duda pago;
  • Original da Carteira Nacional de Habilitação (opcional).
OBSERVAÇÃO:

 

  • A CNH apresentada fora da validade não poderá ser utilizada como documento de identificação, conforme Resolução CONTRAN nº 789/2020: Art. 28 - § 3° A CNH conterá as condições e especializações de cada condutor e terá validade em todo o território nacional, equivalendo ao documento de identidade, produzindo seus efeitos quando apresentada no original e dentro do prazo de validade.
  • A CNH com até 30 (trinta) dias de seu vencimento será considerada válida para identificação e realização do serviço.
  • A CNH apresentada como documento de identificação deverá ser sempre a mais recente emitida pelo DETRAN-RJ.
  • Os condutores que possuem CNHs de outros estados deverão proceder com o serviço de transferência/averbação de prontuário, antes deste serviço.

Taxa de Serviço

Observações:

Se o cliente pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

Segunda Via por Roubo ou Furto:

Em caso de roubo ou furto do documento de Habilitação, o cliente pode solicitar a isenção da taxa de segunda via do documento. A CNH deve ter sido emitida pelo Detran.RJ e estar na validade. Para a obtenção do documento é preciso comparecer ao Detran, na Avenida Presidente Vargas, 817, acesso 02 (sobreloja), das 8h às 17h (distribuição de senha até 16h30), e apresentar os seguintes documentos: originais do documento de identificação e do Registro de Ocorrência. O registro deve constar, por escrito, o nome do documento roubado ou furtado.

Diretamente na sede do Detran.RJ, os condutores que coletarem foto e digital (atendimento completo) terão a segunda via disponível para a entrega no período de 03 a 05 (cinco) dias.
 
Atenção: Para retirada de CNH emitida (serviço não agendado) a distribuição de senhas vai até às 16h30m conforme PORTARIA PRES-DETRAN.RJ Nº 5628/2019. 
 
Para quem não pode ir diretamente na Avenida Presidente Vargas, 817, acesso 02 (sobreloja), basta procurar uma CIRETRAN ou um Posto de Habilitação com Prova Eletrônica para autenticar a cópia do Registro de Ocorrência, que posteriormente poderá ser entregue em qualquer posto de Habilitação para dar entrada no serviço. Essa solicitação será encaminhada via malote para a Sede do Detran.RJ para inclusão do requerimento. Após isso, o solicitante deverá retornar ao Posto de Habilitação para colher foto e digital. Por fim será dado um prazo para retirada da CNH.
 
Neste caso, o prazo de atendimento dependerá da logística do malote de cada Posto de Habilitação. 
 
 

Procedimentos

Postos do Rio, Grande Rio e interior:

  • Pagar a taxa de serviço.
  • Agendar a entrega da documentação em um dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: (21) 3460-4040 / 3460-4041, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
  • Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.

Observações:

Este serviço não poderá ser realizado caso existam outros requerimentos abertos. O encerramento ou exclusão do serviço anterior será necessário.

Condutores com última CNH emitida em outro estado deverão, primeiramente, solicitar a transferência de habilitação antes de requerer a 2ª via da habilitação. Acesse: Transferência da Carteira de Habilitação de Outro Estado.

Atendimento Digital

Este serviço também poderá ser realizado por meio do Posto Digital do DETRAN.RJ, dispensando a necessidade de agendamento prévio ou comparecimento em um dos postos de habilitação para atendimento.

O serviço online é destinado aos condutores cuja última CNH tenha sido emitida pelo DETRAN.RJ e o domínio atual do documento também seja do Rio de Janeiro (não ter sido transferido para outro estado).

Observações:

  • Caso a CNH tenha sido emitida pelo RJ, mas esteja no domínio de outro estado, o usuário deverá solicitar, em uma unidade presencial, o serviço de averbação de CNH, para depois solicitar a 2ª via online.
  • Não é possível a inclusão de requerimento de 2ª via de CNH com isenção de DUDA por meio do posto digital.
  • O serviço online não permite a inclusão ou correção de dados na CNH. Para efetuar qualquer alteração, o usuário deverá agendar o serviço de alteração de dados para atendimento presencial.
  • Não é permitida a inclusão do requerimento digital de 2ª Via de Habilitação para os condutores cuja CNH vença nos 30 dias seguintes à solicitação.
  • Não haverá coleta de imagens e digitais para a 2ª via digital. O requerimento aproveitará essas informações do último requerimento em que houve emissão de CNH, desde que não tenham sido coletadas em período superior a 10 anos.

Posto Digital Detran.RJ:

O Posto Digital é um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Para acessá-lo, o usuário precisa ter feito cadastro no portal gov.br, do governo federal.

Os usuários que dispõem da CNH com QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) também terão acesso à imagem do documento dentro da plataforma.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004