Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Alteração de Dados


ATENÇÃO! Não é necessária a abertura de processo administrativo, pagamento de DUDA e/ou agendamento de serviço para solicitar a alteração de endereço, telefone e e-mail no cadastro do sistema de habilitação. Basta o condutor comparecer a qualquer posto de habilitação do DETRAN-RJ e solicitar a alteração ao atendente.

O que é?

É a emissão de uma nova Carteira Nacional de Habilitação, quando:

  • O cliente quiser alterar dados, tais como o estado civil, que implica na mudança do nome;
  • O cliente quiser incluir ou retirar a observação de atividade remunerada;
  • Forem verificados erros provenientes de dados incorretos constantes em documentos fornecidos pelos clientes no momento em que solicitou o serviço que culminou na emissão da CNH incorreta;

OBSERVAÇÃO: Em caso de divergência de categoria, data de primeira habilitação, nº de identidade e validade o cliente deverá utilizar o serviço de Pesquisa de prontuário.

Documentação

  • Original do documento de identificação válido (que contenha foto, filiação e naturalidade);
  • Comprovante de inscrição no CPF;
  • Original do comprovante de residência ou fazer *declaração de residência.
  • Original do Duda pago;
  • Original da Carteira Nacional de Habilitação (opcional).
  • CEMAL ou similar (para tripulantes de aeronave - Opcional).
OBSERVAÇÃO:

  • A CNH apresentada fora da validade não poderá ser utilizada como documento de identificação, conforme Resolução CONTRAN nº 789/2020: Art. 28 - § 3° A CNH conterá as condições e especializações de cada condutor e terá validade em todo o território nacional, equivalendo ao documento de identidade, produzindo seus efeitos quando apresentada no original e dentro do prazo de validade.
  • A CNH com até 30 (trinta) dias de seu vencimento será considerada válida para identificação e realização do serviço.
  • A CNH apresentada como documento de identificação deverá ser sempre a mais recente emitida pelo DETRAN-RJ.
  • Se o cliente quiser alterar qualquer dado em seu cadastro, terá de apresentar original do documento de identificação válido (que contenha foto, filiação e naturalidade) contendo a nova informação.
  • Os condutores que possuem CNHs de outros estados deverão proceder com o serviço de transferência/averbação de prontuário, antes deste serviço.

Taxa de Serviço

Observação:

Se o cliente pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

Procedimentos

Postos do Rio, Grande Rio e interior:

  • Pagar a(s) taxa(s) de serviço.
  • Agendar a entrega da documentação em um dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: (21) 3460-4040 / 3460-4041, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
  • Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.
  • O serviço também poderá ser realizado nos protocolos do Detran, nos seguintes endereços:
    • America’s Shopping– Avenida das Américas, nº 15.500, Recreio dos Bandeirantes;
    • West Shopping– Estrada do Mendanha, nº 555, Campo Grande;
    • Center Shopping– Avenida Geremário Dantas, nº 404, Jacarépagua;
    • Gávea – Avenida Rodrigo Otávio, nº 200, Gávea;
    • Sede– Avenida Presidente Vargas, nº817, Centro, Rio de Janeiro.

OBSERVAÇÃO: Este serviço não poderá ser realizado caso existam outros requerimentos abertos. O encerramento ou exclusão do serviço anterior será necessário.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004