Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

Entenda como funciona o Posto Digital e como realizar serviços e consultas nesse espaço

O Detran.RJ lançou o Posto Digital, um espaço no site reservado para fazer alguns serviços e realizar consultas. Para acessar o ambiente, o usuário precisa ser cadastrado no portal gov.br, do governo federal. Quem ainda não tem cadastro, ao tentar acessar verá a opção “Crie sua conta gov.br”. Na sequência, será possível acessar e emitir documentos e informações relevantes.

O que pode ser feito no Posto Digital

1. Emitir a ATPV-e

O usuário pode emitir a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). Esse documento é necessário para veículos que já possuem o Certificado de Registro de Veículo (CRV) digital, no processo de transferência de propriedade do automóvel.

Antes o documento era emitido nos postos. Agora, pode ser feito digitalmente no site.

Relembre este assunto


2. Acessar o CRLV

É possível também acessar o licenciamento digital, caso o usuário já tenha emitido o documento pelo site do Dentran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Dessa forma, além de saber se o CRLV está atualizado, é possível para imprimi-lo em papel comum, que tem o mesmo valor do digital.

Relembre o passo a passo de como baixar.

Além disso, o usuário receberá uma notificação até 30 dias antes da data do documento vencer para que possa atualizá-lo no prazo.


3. Consultar pontuação de multas

O usuário pode ver quantos pontos recebeu nos últimos 12 meses e também o número de pontos dos últimos cinco anos. Há ainda um quadro específico para as infrações mandatórias, como são chamadas as que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos alcançada pelo condutor.


4. Verificar débitos

Pelo Posto Digital, o usuário pode verificar se o IPVA e as taxas do veículo estão quitados ou em débito.


5. Checar dados do veículo e da CNH

Na área de habilitação, será possível consultar o número de registro, a categoria e a data de validade de sua CNH. O usuário também receberá notificações 90, 60 e 30 dias antes da data de vencimento, o que vai permitir que ele se programe para a renovação.

E também dá para visualizar os dados do veículo como placa, marca/modelo, ano de fabricação e do modelo.


Veja como usar esse espaço

Clique no vídeo abaixo e veja como se cadastrar, realizar os serviços e consultas possíveis.

Para acessar o Posto Digital, clique no link https://servicos.detran.rj.gov.br Mais facilidade e menos burocracia para você! Aproveite!

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004