Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

03/02/2020 10:35:00

EM FEVEREIRO, DETRAN.RJ PROMOVE AÇÕES EDUCATIVAS NA VOLTA ÀS AULAS, NAS ESTRADAS, NO PRÉ-CARNAVAL E NOS DIAS DA FOLIA



A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ preparou uma série de ações para o mês de fevereiro. As campanhas Volta às Aulas, Blitz Educativa, Blitz de Carnaval e Operação Boa Viagem (com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF)), entraram no calendário do departamento para levar conscientização para um trânsito mais seguro, evitar o aumento do número de acidentes no trânsito e demonstrar o perigo da mistura entre álcool e direção.
 
Com o fim das férias escolares, os agentes retornam às escolas do Rio de Janeiro na campanha Volta às Aulas, que este ano tem o tema “Crianças imitam os adultos. Então, dê bom exemplo no trânsito!”. De forma lúdica, a ação atua junto às crianças do ensino fundamental: após as orientações, as crianças ganham o Talãozinho do Trânsito Seguro, onde marcam as boas ações no trânsito realizadas pelos seus familiares e podem parabenizá-los com apertos de mão, abraços e sorrisos. O objetivo é provocar a mudança de atitude dos pais e outros adultos próximos.
 
Durante a ação, os responsáveis também são incentivados a terem uma postura correta, já que o exemplo vem de casa. Tarefas comuns do dia a dia, como atravessar a rua na faixa de pedestres, olhar para os dois lados e uso do cinto de segurança no interior do veículo, por exemplo, são importantes para a educação dos pequenos.
 
Os mesmos agentes aproveitam as ruas do entorno das escolas para realizar uma “Blitz Educativa”, que orienta os condutores sobre o uso do cinto de segurança, o transporte adequado das crianças, a parada em fila dupla, a necessidade de se redobrar a atenção aos pedestres, o uso da viseira do capacete pelo motocicleta e alerta para o perigo do uso do celular na direção, entre outros.
 
As duas campanhas juntas já atingiram aproximadamente 50 mil pais e alunos em 11 anos, e a meta do presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos, é ampliar ainda mais esse número. “A premissa dessas campanhas é educar para transformar. As crianças são nossas multiplicadoras da boa conduta no trânsito”, afirma.
 
Com a proximidade do feriado de carnaval, as ações da Operação Boa Viagem, em parceria com a PRF, voltam para as estradas do estado. Durante a abordagem, a Coordenadoria de Educação orienta os motoristas sobre a forma correta e segura de dirigir em rodovias, realizam o teste do etilômetro, em caráter educativo, e dão instruções sobre a manutenção preventiva e os itens de segurança que podem salvar a vida dos ocupantes do veículo.
 
A equipe da Educação também faz uma dinâmica com os motoristas. Com o uso de óculos que simulam a alcoolemia, o efeito de drogas ilícitas e a privação do sono, os condutores são convidados de desviar de minicones, colocados em linha reta no chão. O objetivo é mostrar, na prática, as consequências do uso das substâncias e do cansaço no reflexo e na visão do motorista.
 
O coordenador de educação para o trânsito, Allan Borges, prevê um bom resultado para essa série de ações. “Vamos colocar a equipe toda nas ruas para levar informação e conscientização. A ideia é alcançar todas as faixas etárias e todos os atores do trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas”, adianta Allan.
 
E, para aproveitar o número cada vez maior de pessoas na cidade antes e durante os dias do carnaval, o Detran.RJ vai atuar nos blocos, nos ensaios das escolas de samba e no Sambódromo, para alertar os foliões sobre segurança no trânsito e os perigos a combinação álcool e direção, além de realizar atividades interativas com o público. As Com muito bom humor e distribuição de brindes, o objetivo é que todos retornem para casa em segurança, seja qual for o meio de locomoção.
 

Veja o calendário completo de fevereiro:
 

VOLTA ÀS AULAS
 
Dia 4/2 - Educandário Misericórdia (Botafogo)
Dia 5/2 - Colégio Pinheiro Guimarães (Copacabana)
Dia 6/2 - Colégio Rebeca (Botafogo)
Dia 7/2 - Escola Municipal Cócio Barcellos (Copacabana)
Dia 10/2 - Colégio Pinheiro Guimarães (Catete)
Dia 11/2 – Instituto Nossa Senhora da Piedade (Flamengo)
Dia 12/2 - Soc. Ens. Fernando Pedro (Campo Grande)
Dia 13/2 - Escola Fundamental Vila Isabel (Vila Isabel)
Dia 14/2 - Centro Educacional Miraflores (Laranjeiras)
Dia 17/2 - Colégio Municipal Teotônio Vilela (Itaguaí)
Dia 18/2 - CIEP 177 - Constantino Reis (Belford Roxo)
Dia 19/2 – Escola Monsenhor Gentil (Petrópolis)
 
BLITZ EDUCATIVA
 
Dia 11/2 - Praia do Flamengo
Dia 12/2 - Belford Roxo
Dia 17/2 – Itaguaí
Dia 19/2 - Petrópolis
 
OPERAÇÃO BOA VIAGEM (PRF)
 
Dia 05/2 – Itaguaí (3ª Delegacia – Itaguaí)
Dia 20/2 – Xerém (1ª Delegacia - Duque de Caxias)
Dia 28/2 – Itaguaí (3ª Delegacia – Itaguaí)
 
BLITZ DE CARNAVAL
 
Dia 8/2 – Bloco Spantinha (Lagoa)
Dia 9/2 -  Escola de samba mirim Tijuquinha do Borel (Tijuca)
Dia 9/2 – Ensaio da Portela (Intendente Magalhaes)
Dia 13/2 – Ensaio do Império Serrano (Madureira)
Dia 15/2 – Bloco de rua na Tijuca (a definir)
Dia 16/2 – Bloco Gigantes da Lira (Laranjeiras)
 
 
 
 

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefones: 3460-4040 / 3460-4041 para agendamentos e serviços, e 0800-0204042 / 3460-4042 para atendimento do SAC

(Serviço de Atendimento ao Consumidor), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004