Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

08/11/2019 17:27:00

OPERAÇÃO INFORMAÇÃO SEGURA ORIENTA USUÁRIOS NA SEDE DO DETRAN.RJ

 Alexandre Simonini


Nesta sexta-feira, 08, equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito iniciaram a Operação Informação Segura, que visa orientar os usuários sobre o acesso aos serviços do Detran.RJ. A ação se concentrou no entorno da sede do departamento, onde os agentes distribuíram folhetos educativos e tiraram dúvidas das pessoas que passavam pela avenida Presidente Vargas.
 
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Tamburini, destacou que é importante que o cidadão saiba a quem recorrer para esclarecer as dúvidas. “Estamos aqui para conscientizar os usuários de que a captação de clientes e as abordagens realizadas por pessoas estranhas ao Detran é irregular. Prestar informações corretas é fundamental para o cidadão”, explicou.
 
A operação também possui o objetivo de coibir informações imprecisas dadas por terceiros. Todas as dúvidas devem ser obtidas apenas de funcionários uniformizados do Detran. Pela manhã, o usuário Valdir Gonçalves veio até o Detran para tirar dúvidas sobre habilitação e contou com a ajuda da equipe de servidores do órgão. “Gostei da iniciativa do Detran de colocar funcionários aqui na porta para auxiliar na prestação de informações. Consegui esclarecer a minha dúvida”, relatou o usuário. 
 
Regularmente, agentes do Detran Conduta realizam inspeções nos acessos a sede do órgão e orientam usuários a procurar os guichês certos para tirar dúvidas e realizar os serviços disponibilizados, além de inibir os chamados “zangões” (pessoas que trabalham informalmente como despachantes de documentos). Novas ações serão realizadas em outras unidades do departamento, de acordo com as denúncias recebidas pela Corregedoria. 
 
Os usuários precisam saber que os procedimentos podem ser realizados sem a ajuda dos falsos despachantes. Todos os detalhes sobre recursos de multas e processo de suspensão de CNH podem ser obtidos no site do Detran ou uma das unidades listadas no site www.detran.rj.gov.br
 
É importante ressaltar ainda que panfletar serviços na entrada do edifício-sede do departamento fere o código de ética do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Rio de Janeiro e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefones: 0800-020-4042 / 3460-4042 , de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004