Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

 
 
 
 

Notícias

12/08/2019 14:38:00

OPERAÇÃO DETRAN SEGURO COMPLETA QUATRO MESES COM MAIS DE 13 MIL ABORDAGENS

 Alexandre Simonini


Escolhida como um dos sete melhores projetos de boas práticas de trânsito em todo o país, a Operação Detran Seguro completou quatro meses, com 471 ações de fiscalização. Criada para substituir a vistoria anual, a operação abordou 13.194 veículos e aplicou 5.602 autos de infração.
 
As multas mais comuns foram, pela ordem, mau estado de conservação (29,33%), falta de licenciamento (27,37%), condutor não habilitado (7,33%), veículo com lacre violado ou falsificado (5,7%) e CNH vencida há mais de 30 dias (4.74%).
 
Segundo o vice-presidente do Detran.RJ, Marcelo Bertolucci , o órgão planeja aumentar o número de operações diárias. “A população está recebendo a operação muito bem. Nosso objetivo não é punir, mas sim zelar pela segurança viária. Além da prudência e atenção ao volante, o veículo em bom estado de conservação é fundamental para diminuição do número de acidentes. Nos próximos dois meses esperamos dobrar as ações por todo o estado”, adianta Bertolucci.
 
As ações são filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento, para dar garantia à população sobre a lisura das operações. Os agentes do Detran.RJ avaliam sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.
 
Em caso de irregularidade, o veículo é autorizado a seguir viagem, mas o proprietário terá sete dias úteis para sanar as pendências e se apresentar ao departamento. Se o problema identificado não for resolvido no prazo determinado, constará uma restrição em seu prontuário, e o veículo poderá ser rebocado caso seja abordado novamente.
 
A Operação Detran Seguro conta com o apoio das câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados. Com isso, os agentes dão prioridade aos veículos que apresentam irregularidades captadas pelas câmeras inteligentes, que fazem uma checagem automática na base de dados do Detran.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefones: 0800-020-4042 / 3460-4042 , de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004