Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
  • Acesso diário: 7.428
  • Semanal: 321.574
  • Mensal: 249.986
  • Total(Desde Ago/09): 101.121.204
 
 
 
 

Leilões

Editais

2014


 

Anos Anteriores

2013

2012

2011

2010

2009

Dúvidas Frequentes - leilões de veículos autorizados pelo DETRAN-RJ

Quais são os sites dos leilões?

Como fazer para adquirir um veículo no leilão?

Comparecer ao auditório na data e horário agendados para o leilão ou participar do evento pelos sites dos leiloeiros.

Pode-se ver o veículo antes do leilão?

Antes da data agendada para o leilão, os interessados podem visitar os pátios do Detran-RJ e verificar o estado do veículo. Para tanto, basta consultar as datas de exposição dos veículos, disponíveis no Portal Detran-RJ, na caixa Leilões. As fotos (que não mostram detalhes) e descrições dos bens que serão apregoados também ficam disponíveis no site do Detran-RJ. Porém, a direção da Comissão de Leilão pede aos interessados que compareçam aos pátios nas datas marcadas para a visitação, a fim de avaliar melhor o estado dos veículos que desejam arrematar.

Qual a forma de pagamento?

O pagamento deverá ser realizado a vista, em espécie ou cheque, no ato da arrematação nos casos de arrematação presencial e através de boleto bancário nos casos de arrematação on-line.

Como proceder para retirar o veículo leiloado do depósito?

A retirada é autorizada após a compensação do pagamento na data agendada após o ato da arrematação.

Qual o procedimento para regularização do veículo arrematado?

O cliente deverá comparecer à sede do DETRAN-RJ, no Acesso 4 (quatro, Protocolo Geral), localizado na Av. Presidente Vargas, n° 817 – Centro – Rio de Janeiro – RJ ou às CIRETRANS (Circunscrição Regional de Trânsito), localizadas no estado do Rio de Janeiro, para abertura de processo administrativo de regularização de veículo leiloado, solicitando a regularização dos veículos, munidos dos seguintes documentos:

  • Original da nota fiscal de compra do veículo no leilão (emitida pelo leiloeiro);
  • Original do Auto de Leilão (emitido pelo leiloeiro);
  • Originais dos DUDAS, pagos, solicitados no ato da arrematação;
  • Original do comprovante de pagamento da GRD (IPVA e taxas) do ano da realização do leilão e os demais anos subseqüentes;
  • Originais e Cópias dos seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto, CPF, CNPJ, Contrato Social da firma e ou individual e comprovante de residência em nome do arrematante.

Em quanto tempo se regulariza o veículo arrematado?

No prazo máximo de 60 dias, desde que cumpridas todas as exigências por parte do cliente.

Quais as datas dos leilões?

Na página principal do Portal Detran-RJ, na caixa Leilões ou em Menu Veículo » Leilões, há informações sobre as datas dos leilões nos editais anexados, além de links para os sites dos leilões.

Fazendo vistoria no veículo o documento será emitido no posto de vistoria?

Não. A vistoria é o primeiro passo para regularização do veículo. Após a vistoria, o laudo será encaminhado à Comissão de Leilão, por meio de malote, para ser anexado ao processo de regularização.

Como obter informações sobre os processos de regularização de veículo leiloado pela Cevera (empresa que leiloa carros provenientes de roubo e furto) e pela STOP & LOG (empresa contratada pelo Detran-RJ que transporta para os pátios dos leilões carros apreendidos pelo próprio Detran, pela Polícia Rodoviária Federal, pelo Departamento de Transportes Rodoviários do estado do Rio de Janeiro e pela Polícia Militar)?

As informações podem ser obtidas através dos seguintes canais de atendimento disponibilizados pela Comissão de Leilão: Atendimento via telefone através dos números (21) 2332-0604 e (21) 2332-0605 e atendimento presencial, localizado no 7° andar na sede do DETRAN-RJ de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00h às 16:00h. OBS: As informações referentes ao(s) processo(s) administrativo(s) serão apresentadas somente ao próprio, o despachante que consta no processo administrativo ou ao procurador devidamente qualificado.

OBSERVAÇÃO: Quanto aos veículos arrematados em outros leilões (de Prefeituras, judiciais etc.), o arrematante deverá comparecer à DRV (Diretoria de Registro de Veículos), no 6º andar, na sede do Detran-RJ, ou ligar para o telefone (21) 2332-0128.

Qualquer pessoa pode adquirir um veículo em leilão?

Sim, desde que se enquadrem nos requisitos: Ser maior de 18 anos, ter registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ), Carteira de Identidade e residir no Estado do Rio de Janeiro, nos casos de arrematação de veículo, pois nos casos de arrematação de sucata não se faz necessário residir no Estado do Rio de Janeiro.

OBSERVAÇÃO: De acordo com o artigo 29 da Portaria PRES-DETRAN/RJ, n° 3502/2005, "É defeso à autoridade de trânsito, aos membros da Comissão Especial de Leilão, representantes legais da Empresa Prestadora de Serviços e ao Leiloeiro participarem do processo de arrematação dos veículos vendidos em hasta pública, inclusive por interpostas pessoas, dentre elas o cônjuge ou qualquer parente, consangüíneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral até o segundo grau."

Portanto, os membros da Comissão Especial de Leilão, representantes legais da empresa prestadora de serviços, autoridades de trânsito e o leiloeiro não podem adquirir veículo em leilão autorizado pelo DETRAN-RJ.