Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
  • Acesso diário: 768.383
  • Semanal: 2.079.982
  • Mensal: 4.812.014
  • Total(Desde Ago/09): 110.780.353
 
 
 
 

Ouvidoria

O que é?

A Ouvidoria do Detran tem como competência ouvir o cidadão, nas suas demandas sejam elas reclamações, sugestões e elogios, mediando o atendimento pontual das mesmas, de forma ágil e desburocratizada. Além disso, busca promover um serviço de excelência baseado na transparência, responsabilidade social, credibilidade e compromisso com a sociedade. Sua principal missão é representar seus usuários atuando como um canal de comunicação pró-ativo na defesa dos direitos que possam vir a ser afrontados pela própria instituição.

Quando acionar a Ouvidoria?

A Ouvidoria deve ser acionada sempre que os meios convencionais não proporcionarem uma solução satisfatória e nunca como primeiro canal de comunicação. Não deve ser confundida com outros canais, como, por exemplo, o SAC.

O ouvidor:

O Ouvidor do Detran é um agente facilitador nas relações entre o usuário e o Departamento. Tem como meta viabilizar soluções para os conflitos decorrentes dessas relações, atuando com equidade, independência e agilidade, com vistas a satisfazer as expectativas do usuário quando atendido de forma inadequada. Atua, ainda, como um colaborador no processo de aperfeiçoamento dos serviços prestados, procedendo como porta-voz daqueles que ele representa, seja para o recebimento de críticas, apresentação de sugestões ou para o encaminhamento do reconhecimento da população frente a um serviço de boa qualidade. Ele não possui caráter coercitivo, não reformula decisões, atua na persuasão e na recomendação.