Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Vice-Governadoria do Estado

 
 
 
 
 

Acerto de Dados

O que é?

É o processo de atualização de dados cadastrais na Base de Dados do Detran-RJ e na Base Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), com a emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), motivado por incorreção em quaisquer dos dados existentes, quando comprovado o erro de cadastramento por parte do Detran-RJ.

Documentação

Documentação padrão:

Documentação específica:

  • Original do Certificado de Registro de Veículo (CRV), sem rasura, emenda ou qualquer tipo de observação;
  • Documentação comprobatória do erro, quando for o caso;
  • Formulário próprio, indicado no Anexo III

OBSERVAÇÃO: Para este serviço, não é necessário agendamento ou vistoria, desde que todos os débitos estejam quitados ou que o IPVA tenha sido pago antes do início do prazo previsto no calendário de Licenciamento Anual (por final de placa). Caso o IPVA tenha sido pago dentro deste prazo, serão necessários a vistoria e o agendamento.

Procedimentos

1. Proprietário do veículo, cônjuge, companheira (o), ascendentes ou descendentes diretos até o primeiro grau (maiores de 18 anos).

  • O usuário será atendido diretamente nos postos ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), sem precisar agendar o serviço.

2. Advogados, procuradores ou representante de órgãos públicos e de entidades credenciadas

  • Dirigir-se a Divisão de Cadastro e Informação, na Avenida Presidente Vargas, 817, 7º andar, no Centro, ou, no caso de municípios do interior, procurar o Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) ou a Ciretran do local.

ATENÇÃO:


Os advogados, procuradores ou representantes de órgãos públicos e de entidades credenciadas devem levar a documentação necessária à representação conforme Anexo II.

Observação

Ao requerer este serviço, o usuário não poderá rasurar, emendar ou escrever qualquer tipo de observação no Certificado de Registro de Veículo (CRV), sob pena de indeferimento do pedido.

Caso o veículo possua como combustível GNV e o Certificado de Segurança Veícular (CSV) esteja fora da validade, o cliente deverá anexar ao processo cópia simples desse documento atualizado.