Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
  • Acesso diário: 197.986
  • Semanal: 526.032
  • Mensal: 4.070.742
  • Total(Desde Ago/09): 104.941.960
 
 
 
 

Dúvidas Frequentes - Identificação Civil


Como faço para obter minha Carteira de Identidade?

Você deve comparecer a um dos Postos de Identificação Civil com toda documentação exigida. Para verificar os documentos necessários clique no link a seguir, de acordo com o tipo de solicitação: primeira via e segunda via.

Atenção: Em alguns postos o atendimento é realizado mediante agendamento efetuado através do site do DETRAN ou Teleatendimento (Capital e Região Metropolitana: 3460-4040 / 3460-4041 – Interior: 0800-0204040). Clique aqui para verificar se o posto para o qual deseja atendimento necessita de agendamento prévio.

Existe taxa para requerer Carteira de Identidade?

A primeira via da Carteira de Identidade é isenta do pagamento de taxa. Para as demais vias é necessário o pagamento de taxa prevista para segunda via de Carteira de Identidade.

Onde é feito o pagamento da taxa para segunda via?

Para pagamento da taxa do DUDA, deve ser emitido boleto através do site Bradesco ou do Portal do DETRAN. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer instituição autorizada de sua preferência: agências de qualquer banco, casas lotéricas ou supermercados.

Com um único DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação) pago posso realizar várias solicitações de identidade?

Não, cada DUDA pode ser utilizado apenas uma vez para solicitação somente de 2ª via de identidade.

É necessário possuir número de CPF para pagar a taxa de segunda via de Carteira de Identidade?

Não.

Qual o prazo para o recebimento de uma Carteira de Identidade?

Nos Postos da Região Metropolitana, para as solicitações de 1ª Via de requerentes menores de 40 anos e 2ª Via de requerentes que já possuíram carteira emitida pelo Detran-RJ o prazo atual é de 05 dias úteis a contar da data do requerimento. Para as solicitações efetuadas nos postos do interior o prazo de entrega é de 10 dias úteis, a partir da data do requerimento.

Nas solicitações de 1ª Via de requerentes maiores de 40 anos e 2ª Via de requerentes que possuem carteira emitida pelo antigo órgão de identificação (IFP), o prazo atual é de 10 dias úteis a contar da data do requerimento, independente da localização do posto.

Havendo necessidade de consulta a cartório ou de análise de outras exigências estes prazos poderão ser ampliados.

Clique aqui para conhecer a lista de postos.

Onde é solicitado o Atestado de Antecedentes?

O pedido deve ser efetuado na seguinte Unidade de Atendimento:

  • Rio Simples – Central do Brasil: Praça Cristiano Ottoni, s/nº - Estação D. Pedro II – Subsolo - Centro, Rio de Janeiro.

Para fazer a solicitação é necessário apresentar original da carteira de identidade, emitida pelo Detran-RJ ou pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco (IFP).

ou

Clique aqui para obter o Atestado de Antecedentes.

Eu possuo uma Carteira de Identidade de outro estado e desejo solicitar uma Carteira no estado do Rio de Janeiro. O número da Carteira será o mesmo?

Não. A numeração das carteiras é específica de cada estado. Será atribuído o número de uma primeira via de Identidade.

Sou brasileiro naturalizado e desejo obter uma Carteira de Identidade. É possível?

Sim. É necessário apresentar original e cópia do documento denominado Certificado de Naturalização atualizado quanto ao nome e estado civil. Deve também ser fornecida uma foto 3 X 4 recente, com fundo branco (colorida ou preto e branco). Algumas Unidades de Atendimento oferecem o serviço gratuito de captura de foto, através de câmera digital. Consulte aqui a lista destas Unidades.

Quando for solicitada segunda via, será exigido o comprovante de pagamento de taxa ou documento de isenção.

Sou brasileiro casado no exterior. A certidão pode ser apresentada para solicitação de Carteira de Identidade?

Sim, desde que tenha sido transcrita em cartório da Primeira Circunscrição de Registro Civil ou do Primeiro Ofício de seu domicílio.

Sou português e desejo obter uma Carteira de Identidade. É possível?

Sim. É necessário apresentar original e cópia do documento denominado Certificado de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis atualizado quanto ao nome e estado civil. Deve também ser fornecida uma foto 3x4 recente, com fundo branco (colorida ou preto e branco). Algumas Unidades de Atendimento oferecem o serviço gratuito de captura de foto, através de câmera digital. Consulte aqui a lista destas Unidades.

Quando for solicitada segunda via, será exigido o comprovante de pagamento de taxa ou documento de isenção.

É possível tirar nova Carteira de Identidade apenas para alterar a assinatura, já que a do meu documento é antiga?

Sim, solicitando segunda via do documento. É preciso pagar um DUDA de segunda via e comparecer a um dos postos de Identificação Civil do Detran-RJ com a documentação exigida. Para verificar os documentos necessários clique no link a seguir, de acordo com o tipo de solicitação: primeira via e segunda via.

Atenção: Em alguns postos o atendimento é realizado mediante agendamento efetuado através do site do DETRAN ou Teleatendimento (Capital e Região Metropolitana: 3460-4040 / 3460-4041 – Interior: 0800-0204040). Clique aqui para verificar se o posto para o qual deseja atendimento necessita de agendamento prévio.

Fui roubado e levaram a minha Carteira de Identidade. Preciso pagar alguma taxa para tirar a segunda via?

Não. O cidadão está isento do pagamento de taxa em casos de roubo ou furto da Carteira de Identidade emitida pelo Detran – RJ ou IFP. É preciso comparecer a um dos postos de Identificação Civil do Detran-RJ, apresentando original e cópia ou cópia autenticada do Registro de Ocorrência lavrado em Delegacia Policial, junto com a documentação exigida para segunda via.

Minha Carteira de Identidade foi emitida com incorreções. É possível solicitar a correção e receber um novo documento?

Sim, desde que a correção seja solicitada até 30 dias após o recebimento de sua Carteira. Esgotado esse prazo, é preciso requisitar uma segunda via da Carteira de Identidade. O serviço de correção de dados é realizado somente quando for confirmado um erro de processamento do Detran-RJ. Nos demais casos, será necessária uma solicitação de segunda via.

Posso autorizar por escrito que alguém solicite a segunda via da minha Carteira de Identidade?

Não. Há necessidade do comparecimento do requerente para confecção do pedido.

Minha carteira possui validade, existe prazo para renová-la? Preciso pagar taxa?

As carteiras com validade podem ser renovadas a qualquer momento, estando os requerentes obrigados ao pagamento do DUDA somente quando a solicitação for efetuada antes de 30 (trinta) dias do seu vencimento.

Minha carteira de identidade foi emitida pelo Detran-RJ, para solicitar a segunda via preciso apresentar todos os documentos novamente?

Se a solicitação for efetuada em um posto informatizado e o cidadão confirmar não haver atualização nos seus dados em relação à carteira anterior, não será exigida a apresentação da certidão ou do certificado. (Clique aqui para consultar a lista de postos informatizados).

Obs: Este procedimento não poderá ser realizado caso o Posto esteja sem comunicação com a Sede, sendo necessária a apresentação da documentação referente à segunda via.