Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

Secretaria de Estado da Casa Civil

 
 
 
 
 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS NOSSOS SERVIÇOS

SOBRE CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH)

Como tirar a 2ª via da minha CNH?

Você pode solicitar a 2ª via da CNH mediante agendamento pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042 ou pelo nosso site. Para evitar aglomerações nas unidades, as vagas são limitadas.

Minha habilitação venceu. Já posso renovar?

De acordo com a nova resolução do Contran (805/2020), habilitações expiradas no período de janeiro a dezembro de 2020 terão mais um ano de validade, a contar a partir do dia do vencimento.

Para renovar, agende pelo nosso site ou teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042). E lembramos que a prioridade deste serviço é para documentos que estão com a nova validade próxima de acabar e os vencidos antes de janeiro de 2020.

Posso trocar minha PPD para CNH?

Sim! O serviço deverá ser agendado pelo nosso site ou teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Mas lembramos que CNHs e PPDs expiradas no período de janeiro a dezembro de 2020 terão mais um ano de validade, a contar a partir do dia do vencimento. Dessa forma, a prioridade para este serviço é para PPDs que estão com a nova validade próxima de acabar e as vencidas antes de janeiro de 2020.

Posso incluir Atividade Remunerada na minha CNH?

Sim! É necessário realizar agendamento pelo nosso site ou pelos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042. Para evitar aglomerações nas unidades, as vagas são limitadas.

Por que não consigo pegar minha CNH no posto?

Estamos trabalhando para normalizar as emissões e entregas de CNHs em conformidade com as orientações das autoridades de saúde. Caso prefira não aguardar, você pode optar por resgatar o seu documento na nossa sede (no Centro do Rio) mediante à solicitação pela nossa Ouvidoria (https://bit.ly/36kq173) ou em um dos postos de habilitação em funcionamento.

A partir de qual idade terei isenção de taxas para renovação da CNH?

A partir dos 65 anos.  

Posso agendar 1ª habilitação?

Sim! O serviço deve ser agendado pelo site ou via teleatendimento, nos números: (21) 3460-4040; 3460-4041 ou 3460-4042.

Como este serviço está retornando gradualmente, para evitar aglomerações nos postos e nas salas de aulas, as vagas são limitadas.

Sobre Realização de Exames

Já posso fazer o exame prático?

Sim! Os agendamentos dos candidatos são realizados pelas autoescolas!

Já posso fazer o exame teórico?

Já é possível realizar a prova teórica de legislação em vários municípios do estado. Este serviço está sendo retomado gradualmente para evitar aglomerações nas salas de aulas. Dessa forma, em breve, mais unidades receberão o serviço. Os agendamentos dos candidatos são feitos pelas autoescolas!

Por que não consigo agendar os exames?

Os exames estão ocorrendo de forma reduzida devido à pandemia. Mas a nova portaria nº 195, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), interrompeu por tempo indeterminado o prazo para conclusão do processo de primeira habilitação.

Dessa forma, os candidatos a motoristas não precisam ter pressa para realizar as provas teóricas e práticas, já que, neste momento, não há mais limite de tempo para concluir o processo.

Sobre Veículos

Já posso realizar a Transferência de Propriedade?

Sim! É preciso realizar agendamento pelo nosso site ou pelos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. Como estamos retomando gradualmente nossos atendimentos, para evitar aglomerações as vagas são limitadas.

Lembramos que as transferências de propriedade de veículos para vendas que aconteceram entre 19 de fevereiro e 30 de novembro possuem um cronograma específicos criado pelo Detran.RJ. O objetivo é evitar a aglomeração nos postos. O cronograma definido no quadro abaixo é permitido pelo artigo 11 da Resolução 805:

calendário com datas de venda do CRV e seus respectivos prazos de transferência

Por que não consigo agendar Transferência de Propriedade?

Para evitar aglomerações nos postos, este serviço está sendo retomado gradualmente, até que a normalização das unidades seja completamente possível. Por isso, as vagas são abertas no decorrer do dia e, quando atingimos o limite de agendamentos, eles são encerrados e reabertos no dia seguinte. Assim, todos têm a mesma oportunidade.

E lembramos que veículos adquiridos entre 19 de fevereiro e 31 de outubro de 2020 terão aproximadamente onze meses, a contar da data da compra, para realizar o processo de transferência de propriedade sem penalizações. Por exemplo, se o automóvel foi comprado entre 19 de fevereiro e 31 de março de 2020 terá até 28 de fevereiro de 2021 para realizar o serviço. Já os adquiridos entre 01 a 30 de abril de 2020 terão até 31 de março de 2021. Entre 01 a 31 de maio de 2020 até 30 de abril de 2021. E assim por diante.

Sobre Licenciamento

Como faço para realizar o licenciamento anual?

Agora, o processo é 100% digital, de forma prática, e sem precisar sair de casa! O download é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran. O passo a passo completo de como baixar o documento, você encontra aqui (http://licenciamentodigital.detran.rj.gov.br/)
Para o licenciamento 2020, é necessário ter as taxas GRT e o Seguro DPVAT 2020 quitadas.
E lembramos que para obter o licenciamento de 2021, por determinação do governo federal, a taxa referente ao DPVAT não será cobrada

Se o proprietário do veículo não tiver um smartphone com acesso à internet como deve proceder?

Além do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, também é possível baixar o licenciamento no site do Denatran. Das duas formas, o usuário poderá imprimir o documento em papel comum, que tem o mesmo valor do digital. Dessa forma, o CRLV estará sempre em mãos e pronto para ser compartilhado com outros condutores, caso necessário.
E lembramos que o documento digital pode ser compartilhado com até outras cinco pessoas, que também poderão ter acesso ao CRVL pelo celular.

Estou com o licenciamento dos anos anteriores ao 2019 atrasado. Posso fazer a atualização?

Pode! Basta pagar as taxas da GRT deste ano e de 2019 e do Seguro DPVAT (veja as regras no www.seguradoralider.com.br). Após as compensações dos pagamentos, que podem levar até três dias úteis, baixe o licenciamento digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran.
Lembramos que a partir deste ano o CRLV será somente digital.

Não consigo obter meu Licenciamento digital 2020, não atualiza no aplicativo.

Sugerimos que confirme 5 situações para verificar o que pode estar impedindo a obtenção do documento na versão digital:

  • O documento deve estar no CPF da pessoa que fez o login no aplicativo;
  • É necessário pagar as taxas GRT e seguro DPVAT deste ano e dos anos anteriores (casos estejam em atraso);
  • Após o pagamento dessas taxas, a compensação pode levar de 1 a 3 dias úteis. Por isso, é preciso aguardar esse prazo para o documento ficar disponível no aplicativo;
  • No comprovante de pagamento da GRT, verifique se a taxa de fato foi paga ou está agendada para outra data. Você pode checar esta informação no comprovante em “Data do Pagamento”. Isto tem ocorrido bastante devido a uma configuração do aplicativo do banco.
  • Se o carro for a gás (GNV), verifique se o CSV está na validade. Caso não, será necessário regularizá-lo.

Caso verifique que o problema não é nenhum destes listados e continue sem conseguir obter o  CRLV digital 2020, nos informe novamente por aqui para avaliarmos sua situação, por gentileza!

Por que preciso pagar o seguro DPVAT e GRT se o licenciamento é digital e vocês não têm mais o custo de impressão?

O seguro DPVAT é uma taxa cobrada pelo governo federal para cobrir acidentes de trânsito. Cobre danos pessoais causados às vítimas do trânsito. Neste ano de 2021 o governo federal suspendeu o pagamento do DPVAT. Portanto, para fazer o licenciamento anual, o proprietário de veículos quitará somente a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT).

A GRT custeia as operações dos departamentos de trânsito de todo o país, tanto com gastos de pessoal quanto os investimentos tecnológicos necessários aos serviços.

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Teleatendimento apenas para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia noite.

Telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004