Governo do Rio de Janeiro
 

Detran-RJ

 
 
 
 
 

Certidão de Identificação Civil

O que é?

Documento que certifica o número de Registro Geral e os dados biográficos atribuídos a este registro. Caso seja solicitado, também certifica os dados cartorários vinculados ao mesmo.

Documentação

Formulário de solicitação de certidão de identificação civil preenchido e documento oficial de identificação com foto

Documentação complementar obrigatória:

  • Ascendente ou descendentes diretos (comprovação, através de documentação oficial, de vínculo / grau de parentesco com o pesquisado, certidão de óbito com filiação).
  • Cônjuges (certidão de casamento e certidão de óbito com filiação).
  • Companheiros (certidão de óbito com filiação e um dos seguintes itens abaixo: certidão de nascimento de filho(s) menor(es) registrado(s) pelo casal; sentença judicial que comprove a união estável; e união estável, lavrada em cartório, com comparecimento das partes contratadas).

Observações:

Para advogados, além da documentação padrão e complementar obrigatória, apresentar a OAB, apresentação do documento de identificação com foto do representado e procuração de instrumento particular.

Para despachantes e procuradores, além da documentação padrão e complementar obrigatória, apresentação do documento de identificação com foto do representado e procuração de instrumento público.

Procedimentos

Os processos de solicitação de Certidão de Identificação Civil deverão ser abertos no Protocolo Geral ou em uma das Ciretrans. Ao solicitante, cabe acompanhar o andamento do processo através do site: www.consultaprocessos.rj.gov.br

ATENÇÃO: Em caso de exigência não cumprida, após 30 (trinta) dias o processo será arquivado. Certidões emitidas e não resgatadas no prazo de 1 (um) ano, serão arquivadas.

 

 
 
 

 

 

DETRAN.RJ

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Telefones: 0800-020-4042 / 3460-4042 , de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Avenida Presidente Vargas, 817 - Centro, Rio de Janeiro - RJ | 20.071 - 004